A Inclusão Eficiente oferece cursos em todo o território nacional com organização própria e abertura para parcerias, além de montar cursos e capacitações personalizadas para Instituições sob demanda. Contamos com cursos de 16h e num formato mais curto de 8h. Os Terapeutas e Assessores da Empresa contam com excelente formação e experiência em ministrar cursos e contam com pareceria de Ministrantes Internacionais.


 01  curso(s) localizado(s). Exibindo página 1  
São Paulo - Paraíso
CURSO: NEUROPSICOLOGIA APLICADA AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Data: 11 a 12 de novembro
sábado - 09h às 18h
Valor: R$ 480,00

Rua Maestro Cardim, 1170
O curso abordará diferenças conceituais entre dificuldades de aprendizagem e Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp), além dos fatores envolvidos e que impactam na aprendizagem acadêmica, características de tais transtornos e comorbidades comuns. Sob o enfoque da Neuropsicologia, fornecerá embasamento teórico e prático a fim de ampliar o olhar do profissional para melhor avaliar e intervir nos contextos clínico e educacional. Além disso, serão discutidas as atualizações do DSM-5 quanto aos critérios de identificação e intervenção precoce conforme o modelo de Resposta à Intervenção (RTI).
Conteúdo:
1. Fatores que impactam a aprendizagem acadêmica da leitura, escrita e matemática.
2. Diferenças entre dificuldades e Transtornos Específico de Aprendizagem,
3. Critérios diagnósticos dos TEAp;
4. Avaliação com instrumentos neuropsicológicos e demais recursos clínicos para o diagnóstico dos TEAp;
5. Intervenções clínicas e educacionais baseadas em evidências recomendadas para os TEAp
6. Modelo de Resposta à Intervenção aplicado aos TEAp: desafios diversos e prática na realidade brasileira.

Público Alvo: Profissionais de Educação, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Psicopedagogos.

Ministrante:
Darlene Godoy é psicóloga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2013, realizou parte dos seus estudos do Doutorado em uma das mais prestigiadas escolas de educação do mundo, a Harvard Graduate School of Education. É professora nos cursos de especialização de Neurociências da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e de Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, também integra a equipe de pesquisa do Instituto ABCD e é Sócia-fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento.
Principais áreas de trabalho:

- Aprendizagem da leitura, escrita e matemática
- Dificuldades e transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia e disgrafia)
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hipeatividade
- Superdotação/Altas Habilidades
- Avaliação Neuropsicológia em crianças pré-escolares
- Funções Executivas: desenvolvimento, avaliação e intervenção
- Manejo Cognitivo Comportamental de Crianças e Adolescentes
- Habilidades sociais e socioemocionais
- Neurociências e educação: práticas baseadas em evidências.



Propostas de cursos 16 horas
1. Estratégias Sensoriais em Sala de aula
2. Estimulação Cognitiva para crianças com Deficiência.
3. Adaptação Curricular em Educação Inclusiva.
4. O uso das tecnologias assistivas em Inclusão escolar.
5. Autismo e Tratamento: Novas Perspectivas de Intervenção.
6. Escola de Apoio para crianças em Sistemas de Inclusão Escolar.
7. Inclusão no Mercado de Trabalho de pessoas com Deficiência Intelectual.
8. Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva
9. Acompanhante Terapêutico: Trabalho de AT com Crianças com Deficiência.
10. Escola Especial na perspectiva da educação Inclusiva: trabalho em conjunto
11. Rotina: Estruturação, Exploração e Estimulação Cognitiva através do dia a dia.
12. Intervenção Cognitiva: da criança ao adulto com Deficiência Intelectual.
13. Avaliações do desenvolvimento infantil: usos e resultados na reabilitação


Propostas de cursos de 8h
1. O autismo em sala de aula: estratégias facilitadoras
2. O TDAH em sala de aula: estratégias facilitadoras
3. Síndrome de Down em sala de aula: estratégias facilitadoras
4. Paralisia Cerebral em sala de aula: estratégias facilitadoras
5. Deficiência Intelectual em sala de aula: estratégias facilitadoras
6. Estratégias e recursos para a Inclusão Escolar de crianças com deficiência
7. O uso da tecnologia móvel na inclusão escolar