A Inclusão Eficiente oferece cursos em todo o território nacional com organização própria e abertura para parcerias, além de montar cursos e capacitações personalizadas para Instituições sob demanda. Contamos com cursos de 16h e num formato mais curto de 8h. Os Terapeutas e Assessores da Empresa contam com excelente formação e experiência em ministrar cursos e contam com pareceria de Ministrantes Internacionais.


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Taubaté - Parceria SER Reabilitação
CURSO ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Data: 19 a 20 de agosto
sábado - das 09h às 18h
Valor: R$ 390,00

Hotel San Michel Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 475 - Centro, Taubaté - SP, 12010-600
Vamos falar sobre currículo, participação, autonomia. O que são as "adaptações razoáveis", definidas na Lei Brasileira de Inclusão? Como possibilitar não apenas o acesso a permanência na escola, mas a participação e a aprendizagem efetiva? Inclusão também é mão na massa, é criar sentidos, vamos discutir um pouco disso tudo já no início do ano letivo!

Adaptar currículo ou adaptar atividades? Qual a diferença? Nesse curso abordaremos as adaptações curriculares na educação básica, o conceito de currículo funcional, as estratégias para adaptar, mensurando os desafios necessários para o aluno, avaliações de aprendizagem, relevância e os desafios de manter o mesmo tema da turma. Participe!



Conteúdo:

1) Inclusão: Entre o real, o Ideal e o Possível.
2) Aspectos Legais da Inclusão: Deveres e Obrigações da Escola
3) Atendimento Educacional Especializado: O que é? Quem organiza? A proposta do Ensino Estruturado no AEE.
4) A flexibilização do Currículo Escolar:
• Plano Educacional Individualizado
- Como avaliar e planejar objetivos para a criança com NEE
• Adaptações e Modificações
• Adaptação Dinâmica e Material Previamente Adaptado
• Premissas básicas pra confecção de Material Adaptado
• Provas e Testes- Mensurando a Aprendizagem
5) Estratégias de Ensino e de Suporte de Comportamento Positivo
6) Pratica de Adaptação Curricular e de Atividades Escolares
7) Estudo e discussão de caso(s)

Ministrantes:
Vanessa Madaschi e Andressa Joia

Andressa Joia
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos na Linha de Pesquisa "Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária", onde estudou sobre o desenvolvimento da coordenação motora e transtornos associados. Participou do Workshop CO-OP - Terapia Motora Cognitiva, curso em Ciência Ocupacional e aplicabilidade da medida de independência funcional - MIF. Experiência na área de reabilitação física infanto-juvenil, estimulação precoce e facilitação em projetos de extensão universitária envolvendo temas sobre desenvolvimento infantil, vigilância do desenvolvimento, rede de atenção à criança e adolescente com deficiência, bem como ações conjuntas com educadores de centros de educação infantil. Foi professora substituta no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e professora convidada pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos para ministrar palestras sobre recursos terapêuticos. Escreveu em parceria com outros pesquisadores o capítulo "Desenvolvimento motor" no livro "Desenvolvimento da criança de zero à seis anos e a Terapia Ocupacional", publicado em 2015 pela editora Apontamentos, bem como outros quatro artigos que envolvem temas sobre desenvolvimento infantil e ações conjuntas com educadores. Tem participação em produções técnicas como livretos e cartilhas sobre desenvolvimento infantil e Rede de Atenção à criança e adolescente com deficiência.

Vanessa Madaschi Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Sao Carlos (1996). Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Escola Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada pela Universidade de São Paulo USP em Atendimento Domiciliar (2001) e especialista em reabilitação física pela AACD (1997). Certificação pelo Conceito Bobath e Baby Course pela International Neurodevelopmental Bobath Association (2001). Estágio internacional no Kennedy Krieger Institute, John Hopkins Hospital (2009, 2011, 2013, 2015). Trabalhou como docente no curso de Terapia Ocupacional na UFSCar, como Terapeuta Ocupacional no Hospital Israelita Albert Einstein, na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e no Setor Infantil da AACD Associação de Assistência à Criança Deficiente. Acompanha crianças com paralisia cerebral e outros distúrbios do desenvolvimento, com ampla experiência em assessoria à inclusão escolar. Recentemente publicou o artigo internacional: Adaptação Transcultural e Propriedades Psicométricas das Escalas Bayley III de Desenvolvimento Infantil para a população brasileira, em crianças de 12 a 42 meses de idade, nas áreas motoras, de linguagem e cognição, escrito em parceria com Tatiana Pontrelli Mecca , Elizeu Coutinho Macedo e Cristiane Silvestre Paula , com autorização dos autores da escala.



Propostas de cursos 16 horas
1. Estratégias Sensoriais em Sala de aula
2. Estimulação Cognitiva para crianças com Deficiência.
3. Adaptação Curricular em Educação Inclusiva.
4. O uso das tecnologias assistivas em Inclusão escolar.
5. Autismo e Tratamento: Novas Perspectivas de Intervenção.
6. Escola de Apoio para crianças em Sistemas de Inclusão Escolar.
7. Inclusão no Mercado de Trabalho de pessoas com Deficiência Intelectual.
8. Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva
9. Acompanhante Terapêutico: Trabalho de AT com Crianças com Deficiência.
10. Escola Especial na perspectiva da educação Inclusiva: trabalho em conjunto
11. Rotina: Estruturação, Exploração e Estimulação Cognitiva através do dia a dia.
12. Intervenção Cognitiva: da criança ao adulto com Deficiência Intelectual.
13. Avaliações do desenvolvimento infantil: usos e resultados na reabilitação


Propostas de cursos de 8h
1. O autismo em sala de aula: estratégias facilitadoras
2. O TDAH em sala de aula: estratégias facilitadoras
3. Síndrome de Down em sala de aula: estratégias facilitadoras
4. Paralisia Cerebral em sala de aula: estratégias facilitadoras
5. Deficiência Intelectual em sala de aula: estratégias facilitadoras
6. Estratégias e recursos para a Inclusão Escolar de crianças com deficiência
7. O uso da tecnologia móvel na inclusão escolar