A Inclusão Eficiente oferece cursos em todo o território nacional com organização própria e abertura para parcerias, além de montar cursos e capacitações personalizadas para Instituições sob demanda. Contamos com cursos de 16h e num formato mais curto de 8h. Os Terapeutas e Assessores da Empresa contam com excelente formação e experiência em ministrar cursos e contam com pareceria de Ministrantes Internacionais.


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Porto Alegre/RS
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Data: 5 a 6 de agosto
sábado - 09h às 18h
Valor: R$900,00

Rua Félix da Cunha, 737 (Auditório), Bairro Floresta, Porto Alegre/RS.
CURSO INTERNACIONAL:
“ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA”

Com Marcos Chiang Arias e Lorena Vargas Becerra

- CARGA HORÁRIA: 16 horas.

- DATA: 05 e 06 de Agosto 2017 9h às 18h (1h de intervalo
para almoço) Sábado e Domingo.

- LOCAL: Rua Félix da Cunha, 737 (Auditório), Bairro Floresta,
Porto Alegre/RS.

--PÚBLICO ALVO: profissionais e estudantes de Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Fisioterapia e Educadores.

- INVESTIMENTO: R$900,00 que pode ser dividido em 4x de R$225,00 ou 3x de R$300,00 ou 2x de R$450,00.
- Grupos de 5 pessoas o valor fica em R$850,00 para cada e
grupos de 10 pessoas o valor fica em R$800,00 para cada.

INSCRIÇÕES pelo link: https://goo.gl/jnaN3l

O curso será ministrado em espanhol com tradução paralela
para o português.

Na última década a visão sobre o TEA mudou radicalmente,
assim como a compreensão dos modelos de intervenção. Alguns
domínios utilizado atualmente para definir o diagnóstico de
TEA são comportamentos repetitivos e interesses restritos, onde
estão incluídos comportamento estereotipados, repetição de
ações verbais, não verbais, rituais, inflexibilidades e reações
sensoriais atípicas que podem ser identificadas através de
observação clínica ou por meio de instrumentos padronizados
como ADI-R (Autism Diagnitic Interview R) e o ADOS-2
(Autism Diagnostic Observational Schedule 2), dentre outros
que apontam o diagnóstico. Crianças e suas famílias cada vez
mais tem oportunidades de acessar vários profissionais e
modelos de intervenções, como consequência evoluindo para
um prognóstico melhor porém nos obriga a estruturarmos e
padronizarmos critérios de diagnósticos e conceituações. Assim
sendo, descrevemos os objetivos abaixo.

OBJETIVOS:
- identificar conceitos atualizados do TEA;
- conhecer os distúrbios sensoriais das crianças com esse
diagnóstico;
- integrar os critérios de diagnóstico do TEA e comportamentos
observados na clínica;
- refletir sobre experiências clínicas nas disfunções e déficits
apresentados em crianças com TEA;
- identificar objetivos e estratégias de intervenção para aplicação
clínica em crianças com TEA.

CONTEÚDO:
- critérios diagnósticos atualizados de TEA;
- informações sobre transtorno sensorial em autismo;
- critérios diagnósticos DSM/5 em relação ao ADOS-2;
- estratégias de intervenção relacionadas ao início do processo
terapêutico (organização de comportamento, aumento do
repertório do comportamental e diminuição de comportamentos
inadequados);
- estratégias de intervenção em diferentes contextos da criança
com TEA;
- casos clínicos (vídeos de avaliação e intervenção com crianças
com TEA atendidos pelos terapeutas ministrantes do curso).

CERTIFICAÇÃO:
Será emitido certificado com 16h aula pela Inclusão Eficiente
Assessoria e Consultoria em Reabilitação e Inclusão e ALTHEA
Crescimento e Desenvolvimento, Centro de Reabilitação de
Santiago de Chile.

MINISTRANTES:

Marcos Chiang Arias, Terapeuta Ocupacional (Diplomado em
Ciências da Ocupação Humana) pela Universidade de Chile.
Mestre em Inclusão de Pessoas com Deficiência pela
Universidade de Salamanca/ Espanha. Professor e coordenador
de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências da
Universidade Major de Chile. Presidente da Associação Chilena
de Integração Sensorial. Professor convidado na Universidade
de Chile. Foi professor convidado de um convênio entre a
Universidade Andres Bello com a Universidade de Gotemburgo/
Suécia para uma formação de 3 semanas em Terapia
Ocupacional. Especialização em Jogos e Brincadeiras.
Formação em Integração Sensorial. Instrutor de Terapia
Ocupacional do Conceito Neuroevolutivo BOBATH desde
2008. Foi chefe do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto
de Reabilitação da Infância TELETON de Santiago de Chile
(Instituição equivalente a AACD do Brasil). Atuou como
gerente chefe do Programa Voluntário: “Diversão e Lazer do
TELETON”. Participa do Curso “Família e
Deficiência”(TELETON), “Desenvolvimento da Criatividade”
(Universidade de Chile) e “Avaliação e Melhoria Contínua de
Qualidade” (Ministério da Saúde de Chile). Trabalhou em
Clínica de Atendimento de crianças em Chicaco/EUA. Publica
sobre Jogos como Recursos Terapêuticos. Ministrou e ainda
ministra cursos introdutórios e avançados do Conceito
Neuroevolutivo BOBATH, AVD e órtese, e processamento
sensorial em países como Argentina, Peru, México, Chile e
Brasil. Sócio fundador do Centro de Reabilitação ALTHEA
Crescimento e Desenvolvimento.

Lorena Vargas Becerra, Terapeuta Ocupacional (Diplomada
em Ciência da Ocupação Humana) pela Universidade De Chile.
Atualmente trabalha na Unidade de Psiquiatria do Hospital Luis
Calvo Mackenna, na Clínica Alemana de Santiago e no Centro
ALTHEA Crescimento e Desenvolvimento. Membro fundador
da Associação Chilena de Integração Sensorial. Professora
convidada das Faculdades de Medicina, Fisioterapia, Psicologia
e Terapia Ocupacional da Universidade De Chile. Orientadora
de prática clínica para os estudantes de pediatria, psiquiatria
infantil e neuropsiquiatria do Hospital Luis Calvo Mackenna.
Formação em Integração Sensorial. Especialista em transtornos
invasivos do desenvolvimento e TEA, na aplicação dos testes
ADOS-2 e ADI-R. Ministra cursos e WorkShops de estratégias
em Autismo, teste VMI, teste PEP-R. Participa da organização
dos cursos Neuroevolutivo BOBATH, Práxis, dificuldades na
alimentação, desenvolvimento das habilidades motoras finas e
congressos de Integração Sensorial. Participou como co-autora
no Journal Biological Psychiatry, sobre “Beta Têmporo-
Pariental Oscillation precede joint atención and reveal
mentalization in autism”. É sócio fundadora do Centro de
Reabilitação ALTHEA Crescimento e Desenvolvimento.




Propostas de cursos 16 horas
1. Estratégias Sensoriais em Sala de aula
2. Estimulação Cognitiva para crianças com Deficiência.
3. Adaptação Curricular em Educação Inclusiva.
4. O uso das tecnologias assistivas em Inclusão escolar.
5. Autismo e Tratamento: Novas Perspectivas de Intervenção.
6. Escola de Apoio para crianças em Sistemas de Inclusão Escolar.
7. Inclusão no Mercado de Trabalho de pessoas com Deficiência Intelectual.
8. Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva
9. Acompanhante Terapêutico: Trabalho de AT com Crianças com Deficiência.
10. Escola Especial na perspectiva da educação Inclusiva: trabalho em conjunto
11. Rotina: Estruturação, Exploração e Estimulação Cognitiva através do dia a dia.
12. Intervenção Cognitiva: da criança ao adulto com Deficiência Intelectual.
13. Avaliações do desenvolvimento infantil: usos e resultados na reabilitação


Propostas de cursos de 8h
1. O autismo em sala de aula: estratégias facilitadoras
2. O TDAH em sala de aula: estratégias facilitadoras
3. Síndrome de Down em sala de aula: estratégias facilitadoras
4. Paralisia Cerebral em sala de aula: estratégias facilitadoras
5. Deficiência Intelectual em sala de aula: estratégias facilitadoras
6. Estratégias e recursos para a Inclusão Escolar de crianças com deficiência
7. O uso da tecnologia móvel na inclusão escolar