070  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
11/10/2017
OACY VERONESI MINISTRA CURSO DE MANUSEIO NA BOLA NO RECIFE
Terapeuta ocupacional e instrutora no "Conceito Bobath" ensinará sobre uso da Bola Suíça no acompanhamento de crianças com deficiência. Curso será nos dias 14 e 15 de outubro na Inclusão Eficiente Nordeste
6/10/2017
A PARALISIA CEREBRAL E O NOSSO JOÃO
Um pouquinho da vida dos pais e como foi descobrir um filho com Paralisia Cerebral
4/10/2017
O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
O envolvimento familiar e o acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil da pessoa com deficiência é, imprescindível para um bom crescimento e uma vida adulta mais independente e saudável
27/9/2017
COMO USAR A BOLA NO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH?
A terapeuta ocupacional Oacy Veronesi explica como a bola pode ser utilizada como recurso dentro do conceito neuroevolutivo Bobath, seus principais benefícios e os cuidados necessários na prática
18/9/2017
INCLUSÃO ESCOLAR DESDE O BERÇÁRIO.
Receber uma pessoa com deficiência no ambiente escolar pode ser um tanto quanto difícil para a instituição de ensino. Mas e se isso acontecer desde o berçário?
6/9/2017
A INCLUSÃO EFICIENTE PERNAMBUCO SE TORNOU NORDESTE. E AGORA?
Mudança levará cursos e assessoria em reabilitação e inclusão para demais localidades da região. Demanda de profissionais foi decisiva para a transição
28/8/2017
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA
Ter um profissional da saúde dentro da escola é mais do que essencial para a prática da Educação Inclusiva. E como especializar estes profissionais para isso?
23/8/2017
O ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NA RELAÇÃO MEDIADA
Conheça um pouco da Rotina do Acompanhante Terapêutico e qual é a sua importância no dia a dia da criança com deficiência.
22/8/2017
CURSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE - CURITIBA 19 E 20 DE AGOSTO
Confira como foi o curso de Intervenção Precoce, com a Doutoura Francine Hartmann, nos dias 19 e 20 de agosto, em Curitiba.
16/8/2017
A TERAPIA OCUPACIONAL E A INCLUSÃO ESCOLAR
Flavia Matias, aluna da pós-graduação para Terapeutas Ocupacionais em Educação Inclusiva, fala um pouco das mudanças que a especialização vem trazendo para seu dia a dia no trabalho.
11/8/2017
O IMPACTO DO AMBIENTE E SEUS ESTÍMULOS SENSORIAIS NA CRIANÇA
O ambiente representa um meio importante para o desenvolvimento do ser humano que, desde que nasce está exposto a diversos estímulos sensoriais em condições diferenciadas. Alguns marcos importantes do desenvolvimento estão relacionados aos fatores ambientais, que vão se tornando mais complexos à medida que a criança cresce.
28/7/2017
INOVAÇÃO NA INTERVENÇÃO COGNITIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
O envolvimento da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência é muito importante. Encorajar e dar suporte para que haja envolvimento com o seu ambiente natural de maneira eficaz e que seja interessante para ela, abre um leque de possibilidades em que a mesma experimente o mundo real de acordo com suas necessidades específicas, desenvolvendo suas habilidades cognitivas.
21/7/2017
PROGRAMA INTERNACIONAL EM CHICAGO ABRANGE VISITAS A CLINICA E CENTROS DE REABILITAÇÃO
Após visitar a feira de reabilitação Abilities Expo em Chicago, o grupo de terapeutas brasileiros inscritos no programa internacional ofertado pela Inclusão Eficiente São Paulo realizaram visitas a centros de reabilitação e clínicas.
9/6/2017
A APLICABILIDADE DA LEI N° 17.143, SOBRE O SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
No dia 15 de maio de 2017 a lei n° 17.143 foi aprovada em Santa Catarina como um complemento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.) a qual afirma no Art. 28. XI que o aluno de inclusão tem direito a “ formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio”, definindo a formação e o papel deste profissional em sala de aula.
26/5/2017
TECNOLOGIA ASSISTIVA EM INCLUSÃO ESCOLAR
Amanhã, dia 27 de maio, terão início as aulas da primeira turma de pós-graduação da Inclusão Eficiente em parceria com a Faculdade Santa Rita, celebra-se ainda a primeira especialização dedicada exclusivamente para terapeutas ocupacionais de nosso país, estamos extremamente felizes. E para comemorar esta conquista fizemos uma entrevista com a Alessandra Cavalcanti, que para quem é TO dispensa apresentações, e para quem não é, a apresentamos como uma das mais importantes terapeutas ocupacionais d ...
19/5/2017
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desde o nascimento a criança utiliza a motivação do brincar para desenvolver suas habilidades. É para pegar o objeto brilhante ou colorido que a criança balança as mãos, os pés, levanta a cabeça, rola, sorri, chora, comunica com as pessoas e assim segue o seu desenvolvimento. Utiliza uma habilidade aprendida antes para explorar cada vez mais o ambiente e os desejos. Aos poucos vão transformando as vivências de brincadeiras para o dia a dia em casa, na escola, na comunidade, e vice e versa, vão t ...
12/5/2017
REGULAMENTAÇÃO DA FUNÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
O Estatuto da Pessoa com Deficiência Lei nº 13.146/2015 estabelece em seu Capítulo IV, dos artigos 27 a 30, o Direito a Educação, sendo que dentre as inúmeras garantias, o inciso XI do artigo 27 prevê “a formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio” (segundo professor).
5/5/2017
SAÚDE MENTAL DA FAMÍLIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A promoção de saúde das pessoas com deficiência, englobando a qualidade de vida, é muito abordada, o que de fato é de extrema importância, além da garantia de direitos, tratamentos e inclusão em todos os contextos que a pessoa se insere. Entretanto, não podemos deixar de discorrer sobre a promoção de saúde e qualidade de vida dos pais e/ou cuidadores dessas pessoas, que necessitam estar bem para proporcionar meios saudáveis para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, pois a famíli ...
28/4/2017
DEVEMOS PENSAR NA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO APENAS NA FASE ADULTA?
Quando o assunto é inclusão, a preocupação dos pais sobre o futuro de seus filhos com deficiência está se tornando cada vez mais evidente. Ouvimos com frequência questionamentos e aflições sobre o futuro de suas crianças, o que acontecerá com elas quando acabar a escola, como será a rotina, elas irão produzir, poderão trabalhar para terem mais independência e exercerem seus direitos de cidadãos de maneira plena?
21/4/2017
OS CAMINHOS DA INCLUSÃO
Muito se fala em inclusão ultimamente, e uma parte responsável pelo fato da inclusão ganhar mais foco de discussão foi a implementação de leis que reascenderam a discussão e o papel da pessoa com deficiência na sociedade de um modo geral. No caso da inclusão escolar por exemplo, as novas leis reafirmam o direito ao acesso a educação. Porém a inclusão escolar é apenas uma delas, entre tantas outras “inclusões” que almejamos para qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Como também, a criação de ...
7/4/2017
A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DO DIA A DIA DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES MOTORAS
Ao pensarmos no desenvolvimento infantil, na sequencia básica dele, toda criança passa pelas etapas de primeiro rolar, sentar, engatinha para depois andar. Este processo natural proporciona momentos de exploração do contexto em que a criança está inserida. Para Vygotsky a cognição é construída a partir das interações entre os indivíduos, portanto a criança se desenvolve por meio da exploração do ambiente em que vive.
2/4/2017
O AUTISMO DO GABRIEL E SUA PARTICIPAÇÃO SOCIAL EFETIVA
Gabriel, reside em Chapecó com seus pais, tem 4 anos, gosta de ir à casa das avós, brincar no parquinho do Eco Parque e do mercado, encanta a todos sendo modelo fotográfico de sua mãe que o registra nos momentos de brincadeiras.
24/3/2017
ANINHA: SEUS FLASHS, SUAS INTERVENÇÕES E O SEU DIA A DIA
Chapecoense, a menina de 8 anos Ana Luísa, é uma graça, encanta a todos nos lugares que passa, gosta de ir ao Shopping, nadar, ir ao parquinho e até mesmo brincar de salão de beleza e posar para fotos, fotos e mais fotos, como todas as outras meninas de sua idade. Ah, a Ana Luísa tem Síndrome de Down, e vamos contar um pouco sobre seus dias ocupados e divertidos, em busca de fazer tudo aquilo que ela quer e precisa, para continuar seu desenvolvimento integral.
17/3/2017
TERAPIA OCUPACIONAL 100 ANOS E UMA LONGA JORNADA RUMO À IGUALDADE
Nessa semana foi comemorado internacionalmente o centenário da Terapia Ocupacional. Cem anos, muito tempo, não é mesmo? Nem tanto. Em especial no Brasil, ainda muitas pessoas não entendem o papel desse profissional que trabalha exatamente com papeis ocupacionais. Papeis? Ocupação?
3/3/2017
ACESSIBILIDADE: DIREITO DE USUFRUIR ESPAÇOS
Em Julho de 2015 foi publicada a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”¹. Essa Lei vem apontando diversas características importantes para o cumprimento da Inclusão Social das pessoas com deficiência, dentre elas a acessibilidade e tecnologia assistiva.
 1    2     3