075  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
15/12/2017
"É NECESSÁRIO GARANTIR O APRENDIZADO E PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA"
As ministrantes do curso de Inclusão Escolar Bruna Almeida e Nara Sandes explicam o que é e como funciona esse processo no ambiente educacional
30/11/2017
AUTISMO, ROTINA E DISFUNÇÕES DA ESCRITA SÃO TEMAS DE CURSOS NO RECIFE
Inclusão Eficiente Nordeste trará Régis Nepomuceno, um dos terapeutas ocupacionais e profissionais de reabilitação mais reconhecidos em todo o país, para cursos de 1º a 3 de dezembro. Vagas são limitadas e inscrições estão abertas
17/11/2017
A PSICOMOTRICIDADE E SUA APLICABILIDADE
Rosiane Pick, nossa professora do curso de Psicomotricidade, fala um pouquinho sobre como funciona essa interação e como ela é aplicada
16/11/2017
"O ATO DE ESCREVER NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO PARECE"
T.O. Régis Nepomuceno explica qual o papel da terapia ocupacional na intervenção nas dificuldades motoras da escrita na criança, como a Disgrafia
9/11/2017
ROTINA ESTRUTURADA PODE ESTIMULAR CRIANÇAS COM AUTISMO?
Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno sugere diálogo entre contextos da rotina da criança com autismo para intervenção mais eficaz. Curso Autismo e Rotina será realizado dias 02 e 03 de dezembro em Recife
11/10/2017
OACY VERONESI MINISTRA CURSO DE MANUSEIO NA BOLA NO RECIFE
Terapeuta ocupacional e instrutora no "Conceito Bobath" ensinará sobre uso da Bola Suíça no acompanhamento de crianças com deficiência. Curso será nos dias 14 e 15 de outubro na Inclusão Eficiente Nordeste
6/10/2017
A PARALISIA CEREBRAL E O NOSSO JOÃO
Um pouquinho da vida dos pais e como foi descobrir um filho com Paralisia Cerebral
4/10/2017
O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
O envolvimento familiar e o acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil da pessoa com deficiência é, imprescindível para um bom crescimento e uma vida adulta mais independente e saudável
27/9/2017
COMO USAR A BOLA NO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH?
A terapeuta ocupacional Oacy Veronesi explica como a bola pode ser utilizada como recurso dentro do conceito neuroevolutivo Bobath, seus principais benefícios e os cuidados necessários na prática
18/9/2017
INCLUSÃO ESCOLAR DESDE O BERÇÁRIO.
Receber uma pessoa com deficiência no ambiente escolar pode ser um tanto quanto difícil para a instituição de ensino. Mas e se isso acontecer desde o berçário?
6/9/2017
A INCLUSÃO EFICIENTE PERNAMBUCO SE TORNOU NORDESTE. E AGORA?
Mudança levará cursos e assessoria em reabilitação e inclusão para demais localidades da região. Demanda de profissionais foi decisiva para a transição
28/8/2017
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA
Ter um profissional da saúde dentro da escola é mais do que essencial para a prática da Educação Inclusiva. E como especializar estes profissionais para isso?
23/8/2017
O ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NA RELAÇÃO MEDIADA
Conheça um pouco da Rotina do Acompanhante Terapêutico e qual é a sua importância no dia a dia da criança com deficiência.
22/8/2017
CURSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE - CURITIBA 19 E 20 DE AGOSTO
Confira como foi o curso de Intervenção Precoce, com a Doutoura Francine Hartmann, nos dias 19 e 20 de agosto, em Curitiba.
16/8/2017
A TERAPIA OCUPACIONAL E A INCLUSÃO ESCOLAR
Flavia Matias, aluna da pós-graduação para Terapeutas Ocupacionais em Educação Inclusiva, fala um pouco das mudanças que a especialização vem trazendo para seu dia a dia no trabalho.
11/8/2017
O IMPACTO DO AMBIENTE E SEUS ESTÍMULOS SENSORIAIS NA CRIANÇA
O ambiente representa um meio importante para o desenvolvimento do ser humano que, desde que nasce está exposto a diversos estímulos sensoriais em condições diferenciadas. Alguns marcos importantes do desenvolvimento estão relacionados aos fatores ambientais, que vão se tornando mais complexos à medida que a criança cresce.
28/7/2017
INOVAÇÃO NA INTERVENÇÃO COGNITIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
O envolvimento da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência é muito importante. Encorajar e dar suporte para que haja envolvimento com o seu ambiente natural de maneira eficaz e que seja interessante para ela, abre um leque de possibilidades em que a mesma experimente o mundo real de acordo com suas necessidades específicas, desenvolvendo suas habilidades cognitivas.
21/7/2017
PROGRAMA INTERNACIONAL EM CHICAGO ABRANGE VISITAS A CLINICA E CENTROS DE REABILITAÇÃO
Após visitar a feira de reabilitação Abilities Expo em Chicago, o grupo de terapeutas brasileiros inscritos no programa internacional ofertado pela Inclusão Eficiente São Paulo realizaram visitas a centros de reabilitação e clínicas.
9/6/2017
A APLICABILIDADE DA LEI N° 17.143, SOBRE O SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
No dia 15 de maio de 2017 a lei n° 17.143 foi aprovada em Santa Catarina como um complemento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.) a qual afirma no Art. 28. XI que o aluno de inclusão tem direito a “ formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio”, definindo a formação e o papel deste profissional em sala de aula.
26/5/2017
TECNOLOGIA ASSISTIVA EM INCLUSÃO ESCOLAR
Amanhã, dia 27 de maio, terão início as aulas da primeira turma de pós-graduação da Inclusão Eficiente em parceria com a Faculdade Santa Rita, celebra-se ainda a primeira especialização dedicada exclusivamente para terapeutas ocupacionais de nosso país, estamos extremamente felizes. E para comemorar esta conquista fizemos uma entrevista com a Alessandra Cavalcanti, que para quem é TO dispensa apresentações, e para quem não é, a apresentamos como uma das mais importantes terapeutas ocupacionais d ...
19/5/2017
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desde o nascimento a criança utiliza a motivação do brincar para desenvolver suas habilidades. É para pegar o objeto brilhante ou colorido que a criança balança as mãos, os pés, levanta a cabeça, rola, sorri, chora, comunica com as pessoas e assim segue o seu desenvolvimento. Utiliza uma habilidade aprendida antes para explorar cada vez mais o ambiente e os desejos. Aos poucos vão transformando as vivências de brincadeiras para o dia a dia em casa, na escola, na comunidade, e vice e versa, vão t ...
12/5/2017
REGULAMENTAÇÃO DA FUNÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
O Estatuto da Pessoa com Deficiência Lei nº 13.146/2015 estabelece em seu Capítulo IV, dos artigos 27 a 30, o Direito a Educação, sendo que dentre as inúmeras garantias, o inciso XI do artigo 27 prevê “a formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio” (segundo professor).
5/5/2017
SAÚDE MENTAL DA FAMÍLIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A promoção de saúde das pessoas com deficiência, englobando a qualidade de vida, é muito abordada, o que de fato é de extrema importância, além da garantia de direitos, tratamentos e inclusão em todos os contextos que a pessoa se insere. Entretanto, não podemos deixar de discorrer sobre a promoção de saúde e qualidade de vida dos pais e/ou cuidadores dessas pessoas, que necessitam estar bem para proporcionar meios saudáveis para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, pois a famíli ...
28/4/2017
DEVEMOS PENSAR NA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO APENAS NA FASE ADULTA?
Quando o assunto é inclusão, a preocupação dos pais sobre o futuro de seus filhos com deficiência está se tornando cada vez mais evidente. Ouvimos com frequência questionamentos e aflições sobre o futuro de suas crianças, o que acontecerá com elas quando acabar a escola, como será a rotina, elas irão produzir, poderão trabalhar para terem mais independência e exercerem seus direitos de cidadãos de maneira plena?
21/4/2017
OS CAMINHOS DA INCLUSÃO
Muito se fala em inclusão ultimamente, e uma parte responsável pelo fato da inclusão ganhar mais foco de discussão foi a implementação de leis que reascenderam a discussão e o papel da pessoa com deficiência na sociedade de um modo geral. No caso da inclusão escolar por exemplo, as novas leis reafirmam o direito ao acesso a educação. Porém a inclusão escolar é apenas uma delas, entre tantas outras “inclusões” que almejamos para qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Como também, a criação de ...
 1    2     3