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21/7/2017
PROGRAMA INTERNACIONAL EM CHICAGO ABRANGE VISITAS A CLINICA E CENTROS DE REABILITAÇÃO
Após visitar a feira de reabilitação Abilities Expo em Chicago, o grupo de terapeutas brasileiros inscritos no programa internacional ofertado pela Inclusão Eficiente São Paulo realizaram visitas a centros de reabilitação e clínicas.
9/6/2017
A APLICABILIDADE DA LEI N° 17.143, SOBRE O SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
No dia 15 de maio de 2017 a lei n° 17.143 foi aprovada em Santa Catarina como um complemento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.) a qual afirma no Art. 28. XI que o aluno de inclusão tem direito a “ formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio”, definindo a formação e o papel deste profissional em sala de aula.
26/5/2017
TECNOLOGIA ASSISTIVA EM INCLUSÃO ESCOLAR
Amanhã, dia 27 de maio, terão início as aulas da primeira turma de pós-graduação da Inclusão Eficiente em parceria com a Faculdade Santa Rita, celebra-se ainda a primeira especialização dedicada exclusivamente para terapeutas ocupacionais de nosso país, estamos extremamente felizes. E para comemorar esta conquista fizemos uma entrevista com a Alessandra Cavalcanti, que para quem é TO dispensa apresentações, e para quem não é, a apresentamos como uma das mais importantes terapeutas ocupacionais d ...
19/5/2017
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desde o nascimento a criança utiliza a motivação do brincar para desenvolver suas habilidades. É para pegar o objeto brilhante ou colorido que a criança balança as mãos, os pés, levanta a cabeça, rola, sorri, chora, comunica com as pessoas e assim segue o seu desenvolvimento. Utiliza uma habilidade aprendida antes para explorar cada vez mais o ambiente e os desejos. Aos poucos vão transformando as vivências de brincadeiras para o dia a dia em casa, na escola, na comunidade, e vice e versa, vão t ...
12/5/2017
REGULAMENTAÇÃO DA FUNÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR EM SANTA CATARINA
O Estatuto da Pessoa com Deficiência Lei nº 13.146/2015 estabelece em seu Capítulo IV, dos artigos 27 a 30, o Direito a Educação, sendo que dentre as inúmeras garantias, o inciso XI do artigo 27 prevê “a formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio” (segundo professor).
5/5/2017
SAÚDE MENTAL DA FAMÍLIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A promoção de saúde das pessoas com deficiência, englobando a qualidade de vida, é muito abordada, o que de fato é de extrema importância, além da garantia de direitos, tratamentos e inclusão em todos os contextos que a pessoa se insere. Entretanto, não podemos deixar de discorrer sobre a promoção de saúde e qualidade de vida dos pais e/ou cuidadores dessas pessoas, que necessitam estar bem para proporcionar meios saudáveis para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, pois a famíli ...
28/4/2017
DEVEMOS PENSAR NA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO APENAS NA FASE ADULTA?
Quando o assunto é inclusão, a preocupação dos pais sobre o futuro de seus filhos com deficiência está se tornando cada vez mais evidente. Ouvimos com frequência questionamentos e aflições sobre o futuro de suas crianças, o que acontecerá com elas quando acabar a escola, como será a rotina, elas irão produzir, poderão trabalhar para terem mais independência e exercerem seus direitos de cidadãos de maneira plena?
21/4/2017
OS CAMINHOS DA INCLUSÃO
Muito se fala em inclusão ultimamente, e uma parte responsável pelo fato da inclusão ganhar mais foco de discussão foi a implementação de leis que reascenderam a discussão e o papel da pessoa com deficiência na sociedade de um modo geral. No caso da inclusão escolar por exemplo, as novas leis reafirmam o direito ao acesso a educação. Porém a inclusão escolar é apenas uma delas, entre tantas outras “inclusões” que almejamos para qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Como também, a criação de ...
7/4/2017
A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DO DIA A DIA DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES MOTORAS
Ao pensarmos no desenvolvimento infantil, na sequencia básica dele, toda criança passa pelas etapas de primeiro rolar, sentar, engatinha para depois andar. Este processo natural proporciona momentos de exploração do contexto em que a criança está inserida. Para Vygotsky a cognição é construída a partir das interações entre os indivíduos, portanto a criança se desenvolve por meio da exploração do ambiente em que vive.
2/4/2017
O AUTISMO DO GABRIEL E SUA PARTICIPAÇÃO SOCIAL EFETIVA
Gabriel, reside em Chapecó com seus pais, tem 4 anos, gosta de ir à casa das avós, brincar no parquinho do Eco Parque e do mercado, encanta a todos sendo modelo fotográfico de sua mãe que o registra nos momentos de brincadeiras.
24/3/2017
ANINHA: SEUS FLASHS, SUAS INTERVENÇÕES E O SEU DIA A DIA
Chapecoense, a menina de 8 anos Ana Luísa, é uma graça, encanta a todos nos lugares que passa, gosta de ir ao Shopping, nadar, ir ao parquinho e até mesmo brincar de salão de beleza e posar para fotos, fotos e mais fotos, como todas as outras meninas de sua idade. Ah, a Ana Luísa tem Síndrome de Down, e vamos contar um pouco sobre seus dias ocupados e divertidos, em busca de fazer tudo aquilo que ela quer e precisa, para continuar seu desenvolvimento integral.
17/3/2017
TERAPIA OCUPACIONAL 100 ANOS E UMA LONGA JORNADA RUMO À IGUALDADE
Nessa semana foi comemorado internacionalmente o centenário da Terapia Ocupacional. Cem anos, muito tempo, não é mesmo? Nem tanto. Em especial no Brasil, ainda muitas pessoas não entendem o papel desse profissional que trabalha exatamente com papeis ocupacionais. Papeis? Ocupação?
3/3/2017
ACESSIBILIDADE: DIREITO DE USUFRUIR ESPAÇOS
Em Julho de 2015 foi publicada a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”¹. Essa Lei vem apontando diversas características importantes para o cumprimento da Inclusão Social das pessoas com deficiência, dentre elas a acessibilidade e tecnologia assistiva.
24/2/2017
INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS
A convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência trouxe uma definição ampliada sobre o que é deficiência, ressaltando a necessidade de considerá-la como resultado da interação da pessoa com os fatores externos, ou seja, uma mudança conceitual que parte do princípio que as condições pertencentes apenas ao indivíduo não são suficientes para caracterizar uma deficiência, mas que a influência de fatores externos a ela, ou seja, fatores ambientais, são determinantes para que ela ocor ...
17/2/2017
RETORNO ÀS AULAS E ORGANIZAÇÃO SENSORIAL DA CRIANÇA
O momento de retorno às aulas muitas vezes pode ser motivo de grande anisedade para a familia e pra criança: o novo ambiente, a mudança na rotina, novos professores, colegas, e uma nova demanda pedagógica. Administrar tudo isso já não é fácil, ainda mais se a criança apresenta um transtorno do processamento sensorial. Caracterizando sutilmente o transtorno do processamento Sensorial(TPS), se define por uma desordem na qual o cérebro tem dificuldade para receber e responder a informação que vem a ...
10/2/2017
O PAPEL DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O trabalho de acompanhante terapêutico (AT) surgiu na Argentina e se difundiu no Brasil na década de 60, largamente utilizado e conhecido pela atuação na área da saúde mental. O público que se beneficia do trabalho de um AT é bastante diversificado, desde crianças, adultos e idosos, e vem se tornando cada vez mais uma referência para o público infantil no que diz respeito à intervenção focada no dia a dia.
3/2/2017
MÉTODO DE ENSINO IDEAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Este é um assunto bastante complexo e delicado, pois a escolha de um método de ensino para alfabetizar e letrar é uma escolha que poderá dar certo ou não, em um estágio do desenvolvimento marcante e importante na vida escolar da criança.
2/2/2017
INCLUSÃO EFICIENTE RECIFE PARTICIPA DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
No último sábado, dia 28 de janeiro, a assessora da Inclusão Eficiente Pernambuco, Nara Sandes participou do Fórum de Educação Inclusiva promovido pela ONG Mães Guerreiras de Paulista - PE.
27/1/2017
O DIREITO DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA ROTINA DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA
“Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual”. Com certeza você já deve ter ouvido falar essa expressão, que é a premissa do direto à igualdade, direito fundamental e de aplicabilidade imediata, imutável e irrenunciável, previsto no artigo 5º, caput, da Constituição Federal, que visa garantir tratamento isonômico entre todos os cidadãos.
20/1/2017
LIGANDO CONTEÚDOS ESCOLARES COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CASA
Quando se tem uma criança com algum transtorno do desenvolvimento incluída em uma sala de aula regular, é necessário ensiná-la de diversas maneiras o mesmo conteúdo, de formas diferenciadas e adaptadas para que ela consiga absorver da melhor maneira possível o mesmo conteúdo que os colegas. Não necessariamente a criança realizará a mesma atividade, porém o contexto deve ser o mesmo, devemos utilizar o contexto da sala de aula e promover atividades de conteúdo similar, que mesmo que seja por outr ...
13/1/2017
FÉRIAS: COMO MANTER AS CRIANÇAS QUE FICAM EM CASA, SEM TERAPIAS E SEM ESCOLA, SENDO ESTIMULADAS E ORGANIZADAS?
As crianças com deficiências e/ou dificuldades, muitas vezes têm uma rotina cheia de compromissos, transitando entre turnos, sendo eles na escola e mantendo a correria entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos entre várias outros acontecimentos que tornam sua rotina mais complexa do que muitas agendas de empresários bem sucedidos.
7/1/2017
A INTERAÇÃO SOCIAL COMEÇA EM CASA
O universo de relações e compartilhamentos começam em casa, com as pessoas mais próximas. São as trocas mais simples e cotidianas que nós nem paramos para pensar como tudo acontece ao longo do crescimento das crianças.
30/12/2016
AUTISMO EM GÊMEOS
O entendimento atual do Transtorno do Espectro do Autismo evidencia que fatores genéticos e ambientais exercem grande influência no desenvolvimento dessas pessoas ao longo de suas vidas, seja na estrutura, funcionamento cerebral e comportamento. Esse fato vem se tornando cada vez mais evidente através de estudos em gêmeos que possuem o diagnóstico.
16/12/2016
PENSANDO NAS FÉRIAS: COMO AUXILIAR SEU PACIENTE/CLIENTE COM PROBLEMAS SENSORIAIS NOS MOMENTOS DE LAZER.
A avaliação de Terapia Ocupacional é baseada nas áreas de desempenho ocupacional do indivíduo e é imprescindível para uma boa avaliação conhecer cada espaço social que a criança frequenta ou já frequentou. Quando estamos avaliando, sempre questionamos a família sobre o funcionamento das crianças em diferentes ambientes, pois quando os pais já estão bem informados sobre qual o papel do Terapeuta ocupacional e sobre o que é Integração sensorial eles começam a relacionar diversas experiências já v ...
9/12/2016
PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
A participação Social é definida pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como o ato do indivíduo envolver-se em suas atividades diárias. Dentro da CIF, através de um sistema de classificação, estão os componentes de saúde, ou seja, fatores que estão diretamente relacionado ao estado de saúde do ser humano, entre eles temos as funções e estruturas do corpo, as atividades e a participação, relacionadas aos contextos ambientais.
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