Compartilhe
Tamanho da fonte


4/10/2017
O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
O envolvimento familiar e o acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil da pessoa com deficiência é, imprescindível para um bom crescimento e uma vida adulta mais independente e saudável

O papel da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência é imprescindível. São eles, os pais e as pessoas mais próximas, que conseguem acompanhar e vibrar com cada evolução e conquista do deficiente. Esse apoio familiar gera motivação, proporcionando para a criança um melhor desempenho de suas habilidades intelectuais e motoras.

A família, deve dar todo o apoio necessário para que essa criança, quando chegar em uma vida adulta, seja o mais independente possível. Então é importante que esse apoio também aconteça fora de casa, nas relações pessoais e escolares, com atenção, amor e afeto. Mas tomando muito cuidado para que isso não acabe se tornando uma superproteção.

Uma das Terapeutas Ocupacionais e também Assessora do programa LIFE, da Inclusão Eficiente, Mariana Carvalho (31) fala um pouco de como o programa ajuda nesse relacionamento familiar, tanto dentro e fora da escola, acompanhando e orientando a família.

IE: Como é para a família, em primeiro aspecto, ter um filho com deficiência?
MC: Ter um filho com deficiência requisita, para a família, ter que enfrentar diversos desafios, questionamentos, dúvidas e angústias, principalmente quando é o primeiro filho. Além de uma vida totalmente nova, que é a vida materna e paterna, é, também, um mundo novo, o mundo da deficiência. Obter informações sobre qual é a melhor escolha para que seu filho tenha um bom desenvolvimento e estudo, diante de um mundo cheio de limitações no que diz respeito à dignidade da pessoa com deficiência, é um passo difícil para quem nunca viveu essa situação e precisa ser auxiliado por profissionais.

IE: Como essa família resolve escolher o programa LIFE para fazer parte da rotina da família e como o programa funciona?
MC: O programa Life oferece um formato de intervenção domiciliar intensiva, acontecendo na maioria das vezes no contraturno da escola, no qual o acompanhante terapêutico orientado por um terapeuta do programa Life, possibilita que a criança explore o mundo que vive de acordo com sua realidade, cultura e suas reais demandas, o que acreditamos ser de grande benefício para o seu desenvolvimento global, aprendizagem e participação social.

IE: Quais medidas são tomadas para melhoria e independência desta criança?
MC: É elaborado um programa de intervenção domiciliar personalizado e individualizado, que engloba o desenvolvimento cognitivo, social, motor, sensorial da criança, respeitando suas habilidades e limitações a favor de sua aprendizagem de maneira eficaz, ligando os diversos contextos que a criança participa, sendo a escola um desses principais contextos.

IE: Como vocês fazem o acompanhamento e como recebem o retorno dessas melhorias?
MC: Nossa intervenção é realizada de maneira presencial uma vez por mês pelos terapeutas responsáveis (assessores) e acompanhada constantemente a distância por skype, vídeos, fotos, grupos de whatsapp, relatórios e portfólios produzidos pelos acompanhantes terapêuticos, que são assessorados constantemente de acordo com as respostas da criança, e partir de todos esses meios para fazer as sugestões e alterações necessárias no programa Life de acordo com o que a criança necessita naquele momento.

IE: Porque é importante que essa intervenção aconteça desde a primeira infância da criança?
MC: A intervenção pode ocorrer em qualquer período da vida para possibilitar o aprendizado global. No entanto, o conhecimento precoce do diagnóstico e/ou limitações no desenvolvimento da criança aliados a intervenção é muito importante, pois a primeira infância é o período que as conexões cerebrais estão sendo formadas com maior intensidade, o que favorece maior oportunidade de aprendizado nas crianças menores.

IE: Esse acompanhamento ocorre até qual idade da criança?
MC: Não existe limite de idade, esse acompanhamento pode ser realizado para pessoas em qualquer idade que precisam de maior independência e autonomia no dia a dia, e que encontram limitações na participação em seus contextos diários.

SERVIÇO

Programa LIFE Inclusão Eficiente
Rua Uruguai 100 D Chapecó
(49) 3323-6037
contato@inclusaoeficiente.com.br
www.inclusaoeficiente.com.br









voltar