Compartilhe
Tamanho da fonte


11/10/2017
OACY VERONESI MINISTRA CURSO DE MANUSEIO NA BOLA NO RECIFE
Terapeuta ocupacional e instrutora no "Conceito Bobath" ensinará sobre uso da Bola Suíça no acompanhamento de crianças com deficiência. Curso será nos dias 14 e 15 de outubro na Inclusão Eficiente Nordeste

A terapeuta ocupacional e instrutora internacional em reabilitação infantil Oacy Veronesi virá ao Recife ministrar o curso de "Manuseio na Bola" nos dias 14 e 15 de outubro. O objetivo é explanar o uso da Bola Suíça na estimulação precoce de crianças com deficiências motoras. O curso será ofertado pela empresa de inclusão e reabilitação Inclusão Eficiente Nordeste. O público são terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o primeiro dia do curso.

A terapeuta ocupacional é brasileira radicada nos EUA há cerca de 20 anos, onde atua na intervenção com crianças com distúrbios neurológicos na clínica Focus on Kids. Veronesi é reconhecida internacionalmente no trabalho do "Conceito Bobath", desenvolvido pelo casal alemão Berta Bobath e Karel Bobath, na Inglaterra, na década de 1970. O conceito é uma das metodologias atuais no acompanhamento e intervenção no caso de crianças com algum tipo de deficiência motora, como crianças com microcefalia, Síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros.

O objetivo do curso é formar profissionais reabilitadores com o uso da bola nesse tipo de intervenção. "O uso da bola no conceito Bobath neuroevolutivo é um instrumento no tratamento para ativação de tronco, em cima de uma base de apoio móvel, diferente da facilitação de transição de movimento ou de ativação de tronco em base estável. O curso terá laboratórios de movimento, análises de vídeos com intervenção usando a bola e o porquê do seu uso, além de sessões de problemas-solução com análise de atividades funcionais", explica a instrutora.

Crianças com Microcefalia - O recurso da Bola Suíça pode ser usado no acompanhamento e estímulo também de crianças com microcefalia, no contexto da Intervenção Precoce. Nesse caso, a intervenção possibilita a criança com alterações motoras experimentar e aprender os padrões posturais e de movimentos corretos, além de proporcionar melhor alinhamento postural em alguns casos, evitando contraturas e outras complicações.

É importante atentar que as crianças com microcefalia decorrente do surto de Zika em Pernambuco e em outros estados estão atualmente com cerca de dois anos, período em que essa intervenção pode e deve ocorrer para um desenvolvimento infantil mais pleno, assunto igualmente dominado pela terapeuta ocupacional Oacy Veronesi.

O que é a Inclusão Eficiente Nordeste? - A Inclusão Eficiente Nordeste é uma franquia da empresa nacional Inclusão Eficiente, com sede em Chapecó (RS), que atua no campo da inclusão e da reabilitação infantil. Seus serviços são de acompanhamento de famílias de crianças com algum tipo de deficiência, assessoria em inclusão escolar para prefeituras e organizações de educação em geral e a oferta de cursos para profissionais reabilitadores. Atualmente, a empresa é gerida pelas terapeutas ocupacionais Bruna Almeida, Nara Sandes e Thaisa Angelo, e tem sede no bairro das Graças, no Recife.

SERVIÇO
Curso de Manuseio na Bola, com Oacy Veronesi
14 e 15 de outubro
8h às 17h
Local: Inclusão Eficiente Nordeste - Av. Rui Barbosa, 715, sala 1406, Graças - Recife (PE)
Inscrições pelo e-mail: contato.pe@inclusaoeficiente.com.br




voltar