Compartilhe
Tamanho da fonte


17/11/2017
A PSICOMOTRICIDADE E SUA APLICABILIDADE
Rosiane Pick, nossa professora do curso de Psicomotricidade, fala um pouquinho sobre como funciona essa interação e como ela é aplicada

Trazido pela Inclusão Eficiente, o curso de Psicomotricidade teve grande número de procura e, em sua segunda turma, que acontece neste final de semana em Caxias do Sul RS, alcançou o esgotamento de vagas.
Mas o que é Psicomotricidade e que tipo de auxílio ela traz? Hoje, Rosiake Pick, nossa professora do curso de Psicomotricidade fala um pouquinho sobre como funciona e como é essa interação.


IE_O que é a Psicomotricidade? A terapia ou acompanhamento funciona como?
RP_Psicomotricidade é a ciência que estuda a interação do movimento com aspectos cognitivos e afetivos do ser humano. Busca entender como essa interação ocorre internamente e com o mundo exterior. A psicomotricidade pode ser implementada para prevenir (escola) ou para tratamento (clínica). A terapia é desenvolvida em sessões semanais, que podem ser individuais ou em grupos. Deve-se utilizar atividades lúdicas que possibilitem a variação do nível de complexidade da tarefa motora e também deve oferecer uma adequada variedade de materiais e equipamentos.

IE_Como se aplica a psicomotricidade em crianças com deficiência? É possível aplica-la em adultos?
RP_Quando se aplica a psicomotricidade para crianças com deficiência é importante realizar uma anamnese para conhecer a história de vida do paciente. Em seguida deve-se realizar avaliações psicomotoras para poder rastrear e diagnosticar as dificuldades e potencialidades do paciente. A frequência semanal deve ser definida a partir das avaliações iniciais e ter em mente as demais terapias que o paciente já realiza para não sobrecarregar -lo. A psicomotricidade pode ser aplicada em todas as faixas etárias, mas a maioria das pesquisas focam na criança e no adolescente por considerar essas faixas etárias como as mais importantes para um adequado desenvolvimento ao longo da vida.

IE_Quais os resultados esperados em um tratamento usando a Psicomotricidade?
RP_Além de atingir os marcos psicomotores do desenvolvimento, espera-se que a criança demonstre uma maior compreensão do seu corpo e da relação deste corpo com o mundo exterior, podendo assim utilizar todo o seu potencial motor e lúdico nas suas atividades diárias e infantis.

IE_Por que escolheu ser Psicomotricista?
RP_Escolhi trabalhar nesta área por gostar muito de movimento e por entender que esse movimento seria uma porta de entrada para a construção da relação com o paciente e como forma de expressão de seus sentimentos e necessidades.

IE_Qual a diferença de desenvolvimento dentro da Psicomotricidade de uma criança típica e de uma com deficiência?
RP_A diferença está no tempo de aquisição dos marcos psicomotores, ou seja, o desenvolvimento na criança com deficiência ocorrerá de forma mais lenta, uma vez que esta já apresenta um atraso psicomotor significativo. Outra diferença importante será na maneira de ensinar as tarefas motoras, logo, caberá ao terapeuta conhecer diferentes estratégias de ensino para atuar como facilitador dessa aprendizagem.





voltar