Compartilhe
Tamanho da fonte


30/11/2017
AUTISMO, ROTINA E DISFUNÇÕES DA ESCRITA SÃO TEMAS DE CURSOS NO RECIFE
Inclusão Eficiente Nordeste trará Régis Nepomuceno, um dos terapeutas ocupacionais e profissionais de reabilitação mais reconhecidos em todo o país, para cursos de 1º a 3 de dezembro. Vagas são limitadas e inscrições estão abertas

A Inclusão Eficiente Nordeste, empresa de assessoria e consultoria em reabilitação e inclusão sediada no Recife, ofertará, no início de dezembro, cursos voltados para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais da educação. Um dos mais reconhecidos terapeutas ocupacionais e profissionais de reabilitação do país, Régis Nepomuceno (RS), ministrará os cursos "Disfunções Motoras da Escrita", no dia 1º/12, e "Autismo e Rotina", nos dias 2/12 e 3/12, no bairro das Graças, Zona Norte. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

O objetivo é qualificar profissionais que trabalham com reabilitação na região, que ainda tem carência em formações específicas no tema. Régis Nepomuceno (RS) trabalha há 10 anos no acompanhamento e intervenção de crianças com deficiências ou dificuldades específicas, entre elas, crianças com autismo, e é idealizador da Inclusão Eficiente, sediada no Sul do país. "Disfunções Motoras da Escrita" visa discutir deficiências na escrita, como a Disgrafia, e atuação do terapeuta ocupacional nesse contexto. "Autismo e Rotina", por sua vez, visa instruir profissionais de reabilitação e educação a usar elementos e tarefas cotidianas para intervenção da criança com autismo.

"O ato de escrever não é tão simples quanto parece", explica o terapeuta, sobre o curso de Disfunções Motoras da Escrita, no dia 1º/12. "Pelo contrário, é uma das ações manuais mais complexas, além de ter ligação com questões visuais, cognitivas, sensoriais, que precisam ser estudadas para que o Terapeuta Ocupacional possa intervir da melhor forma com a criança com dificuldades como a Disgrafia, por exemplo, que consiste na dificuldade da criança executar motoramente o ato de escrever", explica.

Rotina na intervenção de crianças com autismo

No curso de Autismo e Rotina, por sua vez, a proposta é envolver o cotidiano na intervenção da criança com autismo. "A rotina é onde a criança aprende e aplica tudo o que sabe. É, ou deve ser, o instrumento de intervenção de todos os profissionais. Se eles estruturaram o dia-a-dia, uma receita de culinária pode, por exemplo, estimular memória, atenção, raciocínio, interação e linguagem. Esses estímulos, realizados de maneira prazerosa, trabalham várias questões que uma criança com autismo necessita para melhorar suas habilidades", explica o terapeuta.

Sobre o ministrante

Régis Nepomuceno é Terapeuta Ocupacional pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tecnologias Educacionais) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fundador da Inclusão Eficiente, mentor do Programa de Intervenção Domiciliar - LIFE e criador do Aplicativo Minha Rotina Especial. Assessor de Inclusão e Reabilitação da Inclusão Eficiente.
Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, Cursos de Integração Sensorial. Tem experiência nacional e internacional nas áreas de Reabilitação e Inclusão. Cursos em diversas áreas do Autismo, Paralisia Cerebral, Intervenção Cognitiva, Intervenção Precoce no modelo Americano, Bebês de Risco no Conceito Bobath, Manuseio em Bolas do Conceito Bobath.

O que é a Inclusão Eficiente Nordeste

A Inclusão Eficiente Nordeste é uma atualização da Inclusão Eficiente Pernambuco, criada em janeiro de 2016, pelas terapeutas ocupacionais Bruna Almeida, Nara Sandes e Thaisa Angelo. Trata-se de uma franquia da Inclusão Eficiente, com sede no Sul do país, cuja missão é oferecer serviços de inclusão e reabilitação de crianças com deficiências ou dificuldades motoras, sensoriais e/ou intelectuais, oferecer cursos na área para profissionais reabilitadores e prestar assessoria no assunto para escolas, prefeituras e espaços de educação e saúde públicos e privados.

Saiba mais:
Curso "Disfunções Motoras da Escrita - Atuação do Terapeuta Ocupacional"
1º de dezembro, das 8h às 17h
Público-Alvo: Terapeutas Ocupacionais
Local: Inclusão Eficiente Nordeste - Av. Rui Barbosa, 715, sala 1405, Graças
Inscrições: https://goo.gl/forms/XiuQgHfIqmXt7iT82

Curso "Autismo e Rotina"
Data: 2/12 e 3 /12, das 8h às 17h
Público-Alvo: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Profissionais de Educação
Local: Inclusão Eficiente Nordeste - Av. Rui Barbosa, 715, sala 1405, Graças
Inscrições: https://goo.gl/forms/ebSEXpa4fAeQq2P72

Mais informações: contato.pe@inclusaoeficiente.com.br




voltar