Compartilhe
Tamanho da fonte


21/7/2017
PROGRAMA INTERNACIONAL EM CHICAGO ABRANGE VISITAS A CLINICA E CENTROS DE REABILITAÇÃO
Após visitar a feira de reabilitação Abilities Expo em Chicago, o grupo de terapeutas brasileiros inscritos no programa internacional ofertado pela Inclusão Eficiente São Paulo realizaram visitas a centros de reabilitação e clínicas.

Um dos locais visitados foi a Pathways, uma clínica pediátrica que conta com o serviço de Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos. A missão da clínica é oferecer informações gratuitas a população, de modo que possam contribuir para o desenvolvimento motor, sensorial e comunicativo das crianças.
O objetivo principal ao fornecer estas informações é a detecção precoce de transtornos e atrasos no desenvolvimento e intervenção precoce. Atualmente o foco tem sido em divulgar a importância em colocar a criança recém-nascida de barriga para baixo (Tummy time). Eles explicam que a “Tummy time” ajuda o bebê a fortalecer os músculos do pescoço, das costas e do ombro necessários para que a criança atinja os marcos do desenvolvimento, a Academia Americana de Pediatria recomenda colocar os bebês de costas para dormir e de barriga para baixo para brincar.

Esta prática pode ser realizada com a criança a partir do momento em que ela sai do hospital e chega em casa. A criança deve ficar até uma hora por dia (dividida em diversos momentos do dia) até os 3 meses de vida. Para melhor compreender esta prática, no site da instituição há mais informações e explicações de como realizar: https://pathways.org/topics-of-development/tummy-time-2/.

Além da Pathways o grupo visitou também a Focus on Kids uma clínica de Terapeutas Ocupacionais que atuam com crianças e adolescentes de diversas idades com a prática de Integração Sensorial. Os terapeutas brasileiros puderam assistir alguns atendimentos estruturados, com posterior discussão a respeito do foco e funcionamento dos atendimentos observados.
Por fim, foi feita uma visita ao Easter Seals, um centro de Reabilitação que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, contando com profissionais de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

O programa de reabilitação busca potencializar todas as áreas como comunicação, lazer e recreação, habilidades sociais, viver de modo independente e melhorar habilidades necessárias para o trabalho, fazendo com que os indivíduos melhorem suas habilidades sendo membros ativos na comunidade. Os atendimentos iniciam desde a intervenção precoce até a vida adulta. Este centro além de oferecer os atendimentos clínicos, oferece uma variedade de recursos para a família, incluindo atividades sociais, consultas, apoio aos pais e irmãos.

Ao final da visita o grupo pôde discutir com a diretora do centro a respeito do funcionamento e desenvolvimento dos programas de intervenção dos pacientes. Foi abordado ainda a inclusão escolar destas crianças em processo de reabilitação, foi questionado se os profissionais do Easter Seals iam até as escolas orientar em relação a inclusão escolar. Porém a diretora explicou que nos EUA as escolas regulares que contam com alunos de inclusão possuem profissionais de saúde contratados para realizar este processo, realizando atendimentos tanto dentro da sala de aula, como em um ambiente separado dentro da própria escola.
Foi uma semana de muita troca de conhecimento e experiências, ampliando olhares e abrindo novos horizontes, foi uma experiência enriquecedora poder conhecer um pouco da realidade americana, atualizando nossos conhecimentos.

A Inclusão Eficiente São Paulo ofertará novos programas como este, fique de olho em nossas redes sociais e não perca esta oportunidade incrível!

Giulia Gallo, Assessora de Inclusão e Reabilitação
Inclusão Eficiente Sul



voltar