Compartilhe
Tamanho da fonte


16/8/2017
A TERAPIA OCUPACIONAL E A INCLUSÃO ESCOLAR
Flavia Matias, aluna da pós-graduação para Terapeutas Ocupacionais em Educação Inclusiva, fala um pouco das mudanças que a especialização vem trazendo para seu dia a dia no trabalho.

Um dos temas mais polêmicos da atualidade é a inclusão escolar, que propõe uma escola para todos sem discriminação. Onde, os alunos, mesmo com suas dificuldades de aprendizado ou deficiências, estudem uma escola regular. Este processo vai muito além do que a unificação das crianças, mostra a diferenças entre elas e a convivência com esta diferença.
E, como um auxílio para esta inclusão, já que as escolas estão com dificuldade para encontrar profissionais da saúde que saibam trabalhar em ambiente escolar. A Inclusão Eficiente, em parceria com a Faculdade Santa Rita, lançou a pós-graduação para Terapeutas Ocupacionais em Educação Inclusiva, uma inovação quando se trata de especialização para TOs.
Flávia Matias, Terapeuta Ocupacional formada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), trabalha no Espaço Inn, localizada em Sapiranga -
RS, empresa direcionada para inclusão social de crianças com deficiência, é uma das alunas da pós. Em uma entrevista para a Inclusão Eficiente, Flávia fala um pouco sobre o que a especialização tem lhe proporcionado em seu ambiente de trabalho e dia a dia.

Confira a entrevista:

1- O que fez você escolher a pós da Inclusão Eficiente?

Conheci o Régis (Terapeuta Ocupacional e um dos proprietários da Inclusão Eficiente), pelos cursos da Pandorga em São Leopoldo. A partir daí, tive admiração pelo excelente profissional que é e conheci a Inclusão Eficiente. Desde então passei a seguir a página e acompanhar as atualizações e ofertas de cursos.

2- Como você acredita que a terapia ocupacional pode contribuir dentro do formato atual de educação no Brasil?
A Terapia Ocupacional é uma profissão muito versátil. Temos competência e habilidade para atuar em várias áreas, incluindo a área da educação, pouco explorada por TOs. Ter um profundo conhecimento de desenvolvimento humano e de todos os recursos e estratégias necessárias para garantir um bom desempenho do indivíduo, com desenvolvimento atípico no ambiente escolar, garante que, Terapeutas Ocupacionais, contribuam de maneira muito relevante para este cenário.

3- Diante dessa proposta pioneira de pós graduação em educação inclusiva no país na terapia ocupacional, qual o impacto no mercado de trabalho você acha que terá com esses novos profissionais especialistas nessa área?
Certamente um impacto muito positivo. Os profissionais vão ganhando espaço e credibilidade à medida em que demonstram competência naquilo que se propõem a fazer. E numa lógica diretamente proporcional, quanto mais especializado, melhores os resultados do trabalho. E quanto melhores os resultados, maior a oferta e a busca pelo trabalho.

4- Quais as suas expectativas com o curso?
As melhores possíveis. Pretendo me reciclar, me atualizar, saber o que há de novo para poder aplicar no meu dia a dia. Conhecer pessoas, saber o que acontece em outros lugares no cenário da educação, fazer trocas e compartilhar saberes. Este curso trouxe a possibilidade de nos fortalecer enquanto profissionais de terapia ocupacional em educação inclusiva.

5- Mesmo sabendo que a pós iniciou há pouco tempo, o conteúdo e discussões no curso já possibilitaram alguma mudança na sua prática profissional? Como? Exemplifique.
Tenho uma caminhada de 11 anos na inclusão escolar com a sensação de que este espaço sempre me pertenceu. Então apesar do pouco tempo da pós, essa vivência já faz parte da minha vida. Todas as disciplinas que tivemos até o momento foram estratégicas e contribuíram no sentido de incrementar reflexões, ampliar possibilidades de intervenções, ampliar possibilidades de oferta de serviço particular especializado em educação inclusiva e atualizar aspectos da legislação vigente.

INFORMAÇÕES:

Espaço Inn
Referência em avaliação e acompanhamento do transtorno do espectro do autismo (TEA), dificuldades de aprendizagem e inclusão.

R. Getúlio Vargas, 574/106 - Próximo ao hospital.
Sapiranga
Como chegar

@espaco.inn.to
Enviar mensagem

Ligar (51) 99656-9443







voltar