Compartilhe
Tamanho da fonte


22/8/2017
CURSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE - CURITIBA 19 E 20 DE AGOSTO
Confira como foi o curso de Intervenção Precoce, com a Doutoura Francine Hartmann, nos dias 19 e 20 de agosto, em Curitiba.

Neste último final de semana (19 e 20 de agosto), em Curitiba, realizamos o curso de Intervenção Precoce, ministrado pela Doutora Francine Hartmann. Formada em Fisioterapia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Francine possui também, Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança, pela PUC - RS (Pontifícia Universidade Católica - Rio Grande do Sul).

O curso, com a carga horária de 16h traz, para os profissionais da área de reabilitação, maneiras de identificação das deficiências em crianças desde o período neonatal como um meio facilitador da intervenção acontecer de maneira eficaz, proporcionando um melhor desenvolvimento graças ao diagnóstico prematuro.

Francine passa aos seus alunos, uma combinação de seu conteúdo de estudo acadêmico com sua experiência hospitalar pediátrica e de atendimento clínico. Dentro das questões abordadas em sala de aula estão: a alteração no desenvolvimento da criança dentro da UTI; Avaliação do Neurodesenvolvimento, e caso detectado algum atraso, orientação familiar, para
o encaminhamento às terapias e informações de como fazer triagens e avaliações desta criança.

Um dos propósitos deste curso, segundo Francine, é ampliar o olhar do profissional da área de saúde, prevenindo a população por meio da informação sobre a intervenção precoce: “É preciso que essa intervenção precoce aconteça de uma maneira mais eficaz para que as crianças que recebem o acompanhamento terapêutico, quando chegarem em idade escolar, estejam realmente preparadas para entrar na escola sem sofrer nenhum atraso ou prejuízo”. Por isso a Intervenção Precoce é importante, é a partir dessa triagem hospitalar que, crianças de extremo risco podem diminuir possíveis prejuízos no desenvolvimento. Segundo Francine: “é preciso também trabalhar a prevenção para não deixar que as crianças de extremo risco fiquem com comprometimento motor muito grave, assim como acontecem com muitas crianças que são vítimas de uma intervenção inadequada."
Uma das alunas do curso, a Fisioterapeuta Tainá Ribas Mello, nos contou como foi sua experiência: “A professora trouxe bastante exemplos associando teoria e prática, coisas atualizadas e ferramentas de avaliação, importante para quem está na parte clínica, porque quem costuma usar essas ferramentas é quem está na parte acadêmica".

Frente ao discurso de professora e aluna, ficamos felizes de alcançar o maior objetivo do setor de cursos da empresa, que é unir, teoria e prática. Este curso que, é um dos produtos de maior sucesso da Inclusão Eficiente, atualiza e auxilia os profissionais que trabalham com crianças com deficiência ou com atraso no desenvolvimento, na identificação mais precoce dos problemas do desenvolvimento a serem trabalhados, assim ofertando tratamento mais adequado.

Francine também é coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (uma parceria da Inclusão Eficiente e da Faculdade Santa Rita na turma de Porto Alegre). Fique por dentro de todas as informações da pós na nossa fan page e no site www.posinclusaoeficiente.com.br

Duvidas e mais informações portoalegre@inclusaoeficiente.com.br





voltar