073  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 2  
24/3/2017
ANINHA: SEUS FLASHS, SUAS INTERVENÇÕES E O SEU DIA A DIA
Chapecoense, a menina de 8 anos Ana Luísa, é uma graça, encanta a todos nos lugares que passa, gosta de ir ao Shopping, nadar, ir ao parquinho e até mesmo brincar de salão de beleza e posar para fotos, fotos e mais fotos, como todas as outras meninas de sua idade. Ah, a Ana Luísa tem Síndrome de Down, e vamos contar um pouco sobre seus dias ocupados e divertidos, em busca de fazer tudo aquilo que ela quer e precisa, para continuar seu desenvolvimento integral.
17/3/2017
TERAPIA OCUPACIONAL 100 ANOS E UMA LONGA JORNADA RUMO À IGUALDADE
Nessa semana foi comemorado internacionalmente o centenário da Terapia Ocupacional. Cem anos, muito tempo, não é mesmo? Nem tanto. Em especial no Brasil, ainda muitas pessoas não entendem o papel desse profissional que trabalha exatamente com papeis ocupacionais. Papeis? Ocupação?
3/3/2017
ACESSIBILIDADE: DIREITO DE USUFRUIR ESPAÇOS
Em Julho de 2015 foi publicada a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”¹. Essa Lei vem apontando diversas características importantes para o cumprimento da Inclusão Social das pessoas com deficiência, dentre elas a acessibilidade e tecnologia assistiva.
24/2/2017
INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS
A convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência trouxe uma definição ampliada sobre o que é deficiência, ressaltando a necessidade de considerá-la como resultado da interação da pessoa com os fatores externos, ou seja, uma mudança conceitual que parte do princípio que as condições pertencentes apenas ao indivíduo não são suficientes para caracterizar uma deficiência, mas que a influência de fatores externos a ela, ou seja, fatores ambientais, são determinantes para que ela ocor ...
17/2/2017
RETORNO ÀS AULAS E ORGANIZAÇÃO SENSORIAL DA CRIANÇA
O momento de retorno às aulas muitas vezes pode ser motivo de grande anisedade para a familia e pra criança: o novo ambiente, a mudança na rotina, novos professores, colegas, e uma nova demanda pedagógica. Administrar tudo isso já não é fácil, ainda mais se a criança apresenta um transtorno do processamento sensorial. Caracterizando sutilmente o transtorno do processamento Sensorial(TPS), se define por uma desordem na qual o cérebro tem dificuldade para receber e responder a informação que vem a ...
10/2/2017
O PAPEL DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O trabalho de acompanhante terapêutico (AT) surgiu na Argentina e se difundiu no Brasil na década de 60, largamente utilizado e conhecido pela atuação na área da saúde mental. O público que se beneficia do trabalho de um AT é bastante diversificado, desde crianças, adultos e idosos, e vem se tornando cada vez mais uma referência para o público infantil no que diz respeito à intervenção focada no dia a dia.
3/2/2017
MÉTODO DE ENSINO IDEAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Este é um assunto bastante complexo e delicado, pois a escolha de um método de ensino para alfabetizar e letrar é uma escolha que poderá dar certo ou não, em um estágio do desenvolvimento marcante e importante na vida escolar da criança.
2/2/2017
INCLUSÃO EFICIENTE RECIFE PARTICIPA DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
No último sábado, dia 28 de janeiro, a assessora da Inclusão Eficiente Pernambuco, Nara Sandes participou do Fórum de Educação Inclusiva promovido pela ONG Mães Guerreiras de Paulista - PE.
27/1/2017
O DIREITO DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA ROTINA DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA
“Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual”. Com certeza você já deve ter ouvido falar essa expressão, que é a premissa do direto à igualdade, direito fundamental e de aplicabilidade imediata, imutável e irrenunciável, previsto no artigo 5º, caput, da Constituição Federal, que visa garantir tratamento isonômico entre todos os cidadãos.
20/1/2017
LIGANDO CONTEÚDOS ESCOLARES COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CASA
Quando se tem uma criança com algum transtorno do desenvolvimento incluída em uma sala de aula regular, é necessário ensiná-la de diversas maneiras o mesmo conteúdo, de formas diferenciadas e adaptadas para que ela consiga absorver da melhor maneira possível o mesmo conteúdo que os colegas. Não necessariamente a criança realizará a mesma atividade, porém o contexto deve ser o mesmo, devemos utilizar o contexto da sala de aula e promover atividades de conteúdo similar, que mesmo que seja por outr ...
13/1/2017
FÉRIAS: COMO MANTER AS CRIANÇAS QUE FICAM EM CASA, SEM TERAPIAS E SEM ESCOLA, SENDO ESTIMULADAS E ORGANIZADAS?
As crianças com deficiências e/ou dificuldades, muitas vezes têm uma rotina cheia de compromissos, transitando entre turnos, sendo eles na escola e mantendo a correria entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos entre várias outros acontecimentos que tornam sua rotina mais complexa do que muitas agendas de empresários bem sucedidos.
7/1/2017
A INTERAÇÃO SOCIAL COMEÇA EM CASA
O universo de relações e compartilhamentos começam em casa, com as pessoas mais próximas. São as trocas mais simples e cotidianas que nós nem paramos para pensar como tudo acontece ao longo do crescimento das crianças.
30/12/2016
AUTISMO EM GÊMEOS
O entendimento atual do Transtorno do Espectro do Autismo evidencia que fatores genéticos e ambientais exercem grande influência no desenvolvimento dessas pessoas ao longo de suas vidas, seja na estrutura, funcionamento cerebral e comportamento. Esse fato vem se tornando cada vez mais evidente através de estudos em gêmeos que possuem o diagnóstico.
16/12/2016
PENSANDO NAS FÉRIAS: COMO AUXILIAR SEU PACIENTE/CLIENTE COM PROBLEMAS SENSORIAIS NOS MOMENTOS DE LAZER.
A avaliação de Terapia Ocupacional é baseada nas áreas de desempenho ocupacional do indivíduo e é imprescindível para uma boa avaliação conhecer cada espaço social que a criança frequenta ou já frequentou. Quando estamos avaliando, sempre questionamos a família sobre o funcionamento das crianças em diferentes ambientes, pois quando os pais já estão bem informados sobre qual o papel do Terapeuta ocupacional e sobre o que é Integração sensorial eles começam a relacionar diversas experiências já v ...
9/12/2016
PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
A participação Social é definida pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como o ato do indivíduo envolver-se em suas atividades diárias. Dentro da CIF, através de um sistema de classificação, estão os componentes de saúde, ou seja, fatores que estão diretamente relacionado ao estado de saúde do ser humano, entre eles temos as funções e estruturas do corpo, as atividades e a participação, relacionadas aos contextos ambientais.
2/12/2016
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
As escolas no século XXI são frequentadas por alunos que possuem influências da cultura desenvolvidas nessa época, os chamados “nativos digitais”. É uma nova cultura em que a tecnologia está presente intensa e frequentemente, uma cultura que vem sendo moldada pela influência do acesso às ferramentas que a tecnologia vem propiciando.
25/11/2016
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO CONTINUADA
Todos nós somos constituídos por papéis ocupacionais e somos também responsáveis pela construção gradativa da identidade pessoal e social. Tal construção acontece constantemente em todas as fases da vida e está relacionada a tudo o que fazemos no nosso dia a dia, desde as atividades mais simples até as mais complexas tal como alimentar, tomar banho, vestir, estudar, brincar, se relacionar com os colegas, trabalhar e participar na comunidade, e estas estão diretamente ligados aos ambientes em qu ...
18/11/2016
O COMPLEXO CAMINHO ATÉ A CHEGADA DA ESCRITA
A construção da escrita acontece de maneira diferente para cada criança. Basicamente, podemos definir a habilidade da escrita como o processo de formação das letras, figuras ou símbolos com significado. Muitos pré-requisitos envolvem essa habilidade, desde o ato motor, sensorial, até chegar ao cognitivo, sendo esse desenvolvimento influenciado por meio da exploração e da vivência da criança com o ambiente em que está inserida.
11/11/2016
O BRINCAR E A CRIANÇA COM COMPROMETIMENTO MOTOR GRAVE.
“Ele tem dificuldade para se movimentar, então ele não brinca?” Não é verdade, toda criança pode e deve, brincar. O brincar é um processo natural que acontece frente a uma junção de habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, comportamentais e sociais.
9/11/2016
ASSESSORA DA INCLUSÃO EFICIENTE MINISTRA PALESTRA NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL
Na tarde do dia 08/11/2016, a Assessora da Inclusão Eficiente, Vanessa Maghry de Andrades, foi ao Hospital Materno Infantil de Chapecó-SC, para ministrar uma breve palestra sobre: Intervenções com Crianças com Deficiência no Âmbito Hospitalar que fez parte da semana de capacitações que o Hospital está promovendo durante o expediente dos profissionais. A Inclusão Eficiente agradece o convite e a parceria. E parabeniza a iniciativa da instituição em preocupar-se em atender da melhor maneira possí ...
4/11/2016
AFINAL, É A ATIVIDADE QUE ESTIMULA A CRIANÇA?
Atividade é sinônimo de estimulação? Essa dúvida é muito comum na área de reabilitação. Fazer é fundamental, mas só o fazer basta? Leia mais.
28/10/2016
QUALIDADE NA INCLUSÃO POR MEIO DA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
A necessidade atual está no planejamento da Inclusão Escolar com base interdisciplinar, com foco em todos objetivos específicos de cada área, porém almejando o objetivo do desenvolvimento integral.
20/10/2016
OBSERVANDO O COMPORTAMENTO MULTISSENSORIAL DA CRIANÇA NO AMBIENTE DOMICILIAR
Como questões sensoriais podem influenciar na rotina de uma criança com alterações no desenvolvimento? Confira texto do terapeuta ocupacional Márney Costa.
15/10/2016
15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR
A Equipe Inclusão Eficiente gostaria de demonstrar a gratidão e o carinho a esses profissionais que nos tornaram profissionais, e agradecer também a parceria no trabalho em que realizamos diariamente, sem a colaboração e conhecimento destes, nosso trabalho seria incompleto. A educação deve ser a bandeira de todos e para todos e só faremos isso com a valorização e o respeito ao professor.
13/10/2016
A IMPORTÂNCIA DA LIGAÇÃO DOS CONTEXTOS NA ROTINA DA CRIANÇA
Confira texto da Terapeuta Ocupacional Aline Zanotto sobre a importância da ligação de contextos, eixo do trabalho da empresa com o programa de intervenção domiciliar, o LIFE.
 1     2    3