065  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 2  
27/1/2017
O DIREITO DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA ROTINA DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA
“Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual”. Com certeza você já deve ter ouvido falar essa expressão, que é a premissa do direto à igualdade, direito fundamental e de aplicabilidade imediata, imutável e irrenunciável, previsto no artigo 5º, caput, da Constituição Federal, que visa garantir tratamento isonômico entre todos os cidadãos.
20/1/2017
LIGANDO CONTEÚDOS ESCOLARES COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CASA
Quando se tem uma criança com algum transtorno do desenvolvimento incluída em uma sala de aula regular, é necessário ensiná-la de diversas maneiras o mesmo conteúdo, de formas diferenciadas e adaptadas para que ela consiga absorver da melhor maneira possível o mesmo conteúdo que os colegas. Não necessariamente a criança realizará a mesma atividade, porém o contexto deve ser o mesmo, devemos utilizar o contexto da sala de aula e promover atividades de conteúdo similar, que mesmo que seja por outr ...
13/1/2017
FÉRIAS: COMO MANTER AS CRIANÇAS QUE FICAM EM CASA, SEM TERAPIAS E SEM ESCOLA, SENDO ESTIMULADAS E ORGANIZADAS?
As crianças com deficiências e/ou dificuldades, muitas vezes têm uma rotina cheia de compromissos, transitando entre turnos, sendo eles na escola e mantendo a correria entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos entre várias outros acontecimentos que tornam sua rotina mais complexa do que muitas agendas de empresários bem sucedidos.
7/1/2017
A INTERAÇÃO SOCIAL COMEÇA EM CASA
O universo de relações e compartilhamentos começam em casa, com as pessoas mais próximas. São as trocas mais simples e cotidianas que nós nem paramos para pensar como tudo acontece ao longo do crescimento das crianças.
30/12/2016
AUTISMO EM GÊMEOS
O entendimento atual do Transtorno do Espectro do Autismo evidencia que fatores genéticos e ambientais exercem grande influência no desenvolvimento dessas pessoas ao longo de suas vidas, seja na estrutura, funcionamento cerebral e comportamento. Esse fato vem se tornando cada vez mais evidente através de estudos em gêmeos que possuem o diagnóstico.
16/12/2016
PENSANDO NAS FÉRIAS: COMO AUXILIAR SEU PACIENTE/CLIENTE COM PROBLEMAS SENSORIAIS NOS MOMENTOS DE LAZER.
A avaliação de Terapia Ocupacional é baseada nas áreas de desempenho ocupacional do indivíduo e é imprescindível para uma boa avaliação conhecer cada espaço social que a criança frequenta ou já frequentou. Quando estamos avaliando, sempre questionamos a família sobre o funcionamento das crianças em diferentes ambientes, pois quando os pais já estão bem informados sobre qual o papel do Terapeuta ocupacional e sobre o que é Integração sensorial eles começam a relacionar diversas experiências já v ...
9/12/2016
PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
A participação Social é definida pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como o ato do indivíduo envolver-se em suas atividades diárias. Dentro da CIF, através de um sistema de classificação, estão os componentes de saúde, ou seja, fatores que estão diretamente relacionado ao estado de saúde do ser humano, entre eles temos as funções e estruturas do corpo, as atividades e a participação, relacionadas aos contextos ambientais.
2/12/2016
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
As escolas no século XXI são frequentadas por alunos que possuem influências da cultura desenvolvidas nessa época, os chamados “nativos digitais”. É uma nova cultura em que a tecnologia está presente intensa e frequentemente, uma cultura que vem sendo moldada pela influência do acesso às ferramentas que a tecnologia vem propiciando.
25/11/2016
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO CONTINUADA
Todos nós somos constituídos por papéis ocupacionais e somos também responsáveis pela construção gradativa da identidade pessoal e social. Tal construção acontece constantemente em todas as fases da vida e está relacionada a tudo o que fazemos no nosso dia a dia, desde as atividades mais simples até as mais complexas tal como alimentar, tomar banho, vestir, estudar, brincar, se relacionar com os colegas, trabalhar e participar na comunidade, e estas estão diretamente ligados aos ambientes em qu ...
18/11/2016
O COMPLEXO CAMINHO ATÉ A CHEGADA DA ESCRITA
A construção da escrita acontece de maneira diferente para cada criança. Basicamente, podemos definir a habilidade da escrita como o processo de formação das letras, figuras ou símbolos com significado. Muitos pré-requisitos envolvem essa habilidade, desde o ato motor, sensorial, até chegar ao cognitivo, sendo esse desenvolvimento influenciado por meio da exploração e da vivência da criança com o ambiente em que está inserida.
11/11/2016
O BRINCAR E A CRIANÇA COM COMPROMETIMENTO MOTOR GRAVE.
“Ele tem dificuldade para se movimentar, então ele não brinca?” Não é verdade, toda criança pode e deve, brincar. O brincar é um processo natural que acontece frente a uma junção de habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, comportamentais e sociais.
9/11/2016
ASSESSORA DA INCLUSÃO EFICIENTE MINISTRA PALESTRA NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL
Na tarde do dia 08/11/2016, a Assessora da Inclusão Eficiente, Vanessa Maghry de Andrades, foi ao Hospital Materno Infantil de Chapecó-SC, para ministrar uma breve palestra sobre: Intervenções com Crianças com Deficiência no Âmbito Hospitalar que fez parte da semana de capacitações que o Hospital está promovendo durante o expediente dos profissionais. A Inclusão Eficiente agradece o convite e a parceria. E parabeniza a iniciativa da instituição em preocupar-se em atender da melhor maneira possí ...
4/11/2016
AFINAL, É A ATIVIDADE QUE ESTIMULA A CRIANÇA?
Atividade é sinônimo de estimulação? Essa dúvida é muito comum na área de reabilitação. Fazer é fundamental, mas só o fazer basta? Leia mais.
28/10/2016
QUALIDADE NA INCLUSÃO POR MEIO DA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
A necessidade atual está no planejamento da Inclusão Escolar com base interdisciplinar, com foco em todos objetivos específicos de cada área, porém almejando o objetivo do desenvolvimento integral.
20/10/2016
OBSERVANDO O COMPORTAMENTO MULTISSENSORIAL DA CRIANÇA NO AMBIENTE DOMICILIAR
Como questões sensoriais podem influenciar na rotina de uma criança com alterações no desenvolvimento? Confira texto do terapeuta ocupacional Márney Costa.
15/10/2016
15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR
A Equipe Inclusão Eficiente gostaria de demonstrar a gratidão e o carinho a esses profissionais que nos tornaram profissionais, e agradecer também a parceria no trabalho em que realizamos diariamente, sem a colaboração e conhecimento destes, nosso trabalho seria incompleto. A educação deve ser a bandeira de todos e para todos e só faremos isso com a valorização e o respeito ao professor.
13/10/2016
A IMPORTÂNCIA DA LIGAÇÃO DOS CONTEXTOS NA ROTINA DA CRIANÇA
Confira texto da Terapeuta Ocupacional Aline Zanotto sobre a importância da ligação de contextos, eixo do trabalho da empresa com o programa de intervenção domiciliar, o LIFE.
13/10/2016
13 DE OUTUBRO - DIA DO FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL
No Brasil, no dia 13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, profissionais especializados no Movimento e na Ocupação Humana. Profissionais que transformam e ampliam movimentos em autonomia, participação e qualidade de vida.
3/10/2016
INCLUSÃO EFICIENTE PARTICIPA DO FORUM SOCIAL 2016 SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ONU
A Terapeuta Ocupacional Vanessa Madaschi, Diretora da Inclusão Eficiente São Paulo está na Suíça, onde equipes de diversos países participam da discussão sobre os dez anos da convenção dos direitos da pessoa com deficiência. Descrição da foto: A terapeuta Ocupacional Vanessa Madaschi, sentada na sala do conselho de Direitos Humanos da ONU, cercada por diversos participantes de outros países, também sentados. Na parte superior da imagem é possível ver detalhes da cúpula da sala, trabalho do ...
21/9/2016
INCLUSÃO EFICIENTE MINAS GERAIS REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR EM NA UMEI-OP
Em Belo Horizonte, a UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) tornou-se referência nacional e internacional no que se refere a um modelo de educação pública infantil, abrangendo a faixa etária de 4 meses a 5 anos e 6 meses.
31/8/2016
TERAPEUTA OCUPACIONAL DA INCLUSÃO EFICIENTE SÃO PAULO OFERECE TREINAMENTO À EQUIPE DO HC RIBEIRÃO PRETO
A Terapeuta Ocupacional Vanessa Madaschi, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento Infantil , ministrou no dia 25 de agosto um treinamento para a equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto sobre a aplicação da Escala Bayley III de desenvolvimento infantil.
8/8/2016
INCLUSÃO EFICIENTE PERNAMBUCO MINISTROU UMA PALESTRA AOS PAIS E FAMILIARES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Inclusão Eficiente Pernambuco ministra palestra aos pais e familiares de pessoas com deficiência.
2/8/2016
APAE DE PINHALZINHO/SC OFERECE SEMANA DE CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES E REABILITADORES COM EQUIPE DA INCLUSÃO EFICIENTE
APAE de Pinhalzinho/SC oferece Semana de capacitação
1/8/2016
COLÔNIA DE FÉRIAS TEA: FOCO TERAPÊUTICO
Entre os dias 18 e 22 de julho, a equipe da Inclusão Eficiente Minas Gerais, as Terapeutas Ocupacionais Alexandra Rangel, Elis Drezza e Paula Sales participaram da Colônia de Férias TEA: foco terapêutico, em Belo Horizonte.
21/7/2016
SEMINÁRIO EM RIO DO SUL/SC RECEBE MAIS DE 800 PARTICIPANTES
Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno fala sobre Autismo e Inclusão Escolar em Seminário da ALESC em Rio do Sul-SC
 1     2    3