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6/6/2016
CURSO EM RIO CLARO ABORDA ESTRATÉGIAS FACILITADORAS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
É Lei: as crianças com deficiência têm direito à matrícula em escolas regulares. O que já era estabelecido, foi reforçado pela Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em janeiro de2016. O despreparo ou falta de recursos – seja em escolas públicas ou privadas – não pode mais ser usado como argumento para recusar vaga a esse grupo de crianças que representam, hoje, cerca de 8% da população brasileira.
5/6/2016
INCLUSÃO EFICIENTE CHEGA A BELO HORIZONTE
Com uma proposta inovadora no campo da reabilitação de crianças com deficiência, a empresa catarinense Inclusão Eficiente traz para Minas Gerais os serviços oferecidos pelo seu programa de estimulação domiciliar Life.
5/6/2016
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE DOMICILIAR: GENERALIZANDO O CONHECIMENTO APRENDIDO NA CLÍNICA E NA ESCOLA.
Comumente as pessoas me questionam sobre a importância e vantagens em oferecer intervenções diárias no ambiente domiciliar aos meus clientes, as perguntas mais frentes são: “mas não é muito tempo?”, “ele fica o tempo todo fazendo atividade pedagógica?”, “fica a manhã/tarde toda trancada em um quartinho fazendo atividades?” e “ele (a) não precisa ter tempo livre para brincar?”.
20/5/2016
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATÍPICAS: ADEQUANDO OS ESTÍMULOS
Quando a criança nasce, existe um período de intensas conexões neuronais, conhecido entre zero a três anos, onde essas conexões se estabelecem de forma a contemplar a maturação neuronal necessária para que ocorra todo seu desenvolvimento. Esse período se mantém após os três anos, porém com uma intensidade menor. Sabe-se que esse tempo é fundamental pois é a partir daí que se formam as bases para a aprendizagem. É importante conhecer o funcionamento do sistema nervoso para que se possa compreende ...
10/5/2016
TERAPEUTA OCUPACIONAL DA INCLUSÃO EFICIENTE SÃO PAULO PUBLICA ESTUDO INTERNACIONAL.
Escalas com evidências de validade e precisão são importantes para avaliação do desenvolvimento infantil. No Brasil, há escassez de instrumentos padronizados e normatizados para a primeira infância. Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Bayley Scales of Infant and Toddler Development.
6/4/2016
APLICATIVO GRATUITO AUXILIA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.
"Nossa intenção é que o maior número possível de famílias use o recurso e se beneficie de uma rotina estruturada e bem planejada, estimulando a autonomia e registrando informações úteis para todos"
29/1/2016
TECNOLOGIA MÓVEL AUXILIA DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Há pouco tempo, o acesso a softwares especializados para crianças com deficiência era restrito a pouquíssimas famílias. Com o avanço da tecnologia móvel, o cenário vem mudando e diversos recursos têm sido lançados para crianças e terapeutas. Nesse contexto e com essa proposta, foi lançado em 2015 o aplicativo Minha Rotina Especial, com o objetivo de organizar a rotina de crianças com dificuldades diversas, auxiliando no planejamento, etapa por etapa de diversas atividades, com opções de personal ...
21/8/2015
“DESPREPARO NÃO PODE SER DESCULPA PARA EXCLUSÃO”, DEFENDE ESPECIALISTA
Para o Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno, escolas poderiam cobrar do governo a necessária formação dos professores e o fornecimento de tecnologia assistiva, em vez de contestar o direito à matrícula de crianças com deficiência
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