Compartilhe
Tamanho da fonte


19/7/2016
TERAPEUTA OCUPACIONAL DA INCLUSÃO EFICIENTE EM PERNAMBUCO PARTICIPA DA SEMANA DE FORMAÇÃO AADEE
Terapeuta Ocupacional Bruna Almeida participou da semana de formação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial AADEE na Rede Municipal de Ensino do Recife.

No dia 13 desse mês a Terapeuta Ocupacional Bruna Almeida, professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco e sócia da Inclusão Eficiente em Pernambuco, participou, junto à prof. Ms. Juliana Fonsêca, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, da Semana de Formação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE - da Rede Municipal de Ensino do Recife, que foi realizada pela Divisão de Educação especial da Prefeitura da cidade.

Para a Divisão de Educação Especial, a formação desses profissionais tem como objetivo dar seguimento à efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Os novos concursados da prefeitura participaram da Formação Continuada para realizar com maior clareza e empoderamento as intervenções juntos aos estudantes com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) matriculados nas Unidades Educacionais.

Em sua participação, a terapeuta ocupacional dividiu com os AADEE as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral e ofereceu orientações a respeito de estratégias que podem facilitar a participação dessas crianças em suas atividades escolares.

Segundo Bruna, a formação desses agentes de apoio é essencial para que as crianças tenham os auxílios necessários durante sua permanência na escola "Os agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial podem ser instrumentos em potencial para o sucesso do processo de inclusão. Estar atento às demandas da criança e contribuir para que as atividades sejam significativas e possíveis de serem realizadas certamente proporcionará melhores resultados a inclusão.



voltar