Conhecer estratégias de observação, avaliação e intervenção em flexibilidade cognitiva e comportamental no TEA.
O objetivo principal deste curso é capacitar terapeutas ocupacionais a compreenderem e intervirem de maneira eficaz no desenvolvimento de habilidades relacionadas à interocepção, regulação e autorregulação em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
Aprenda sobre as funções executivas no contexto do espectro autista, compreendendo os processos cognitivos e como elaborar estratégias de intervenção personalizadas e eficazes para este público.
Apresentar estratégias de intervenção para auxiliar no processo de desfralde de crianças com TEA, capacitando o profissional a compreender os processos fisiológicos, comportamentais e sensoriais que podem interferir neste processo.
O curso visa proporcionar ao aluno conhecimento sobre o processo de desenvolvimento motor que permeia as habilidades de escrita, além de apresentar as perspectivas de intervenção do profissional terapeuta ocupacional junto às crianças com disfunções motoras da escrita.
Nesse curso, 3 manuais dedicados à avaliação e intervenção em habilidades sociais no contexto de intervenção ABA são apresentados.
Apresentar o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) em suas versões de avaliação e rastreio, abordando a aplicação, correção, interpretação e utilização clínica.
Capacitar profissionais acerca do conceito, usabilidade e aplicabilidade da Realidade Virtual (RV) na reabilitação de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Este curso tem como objetivo apresentar o Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista, para fins de administração do instrumento.
Oferecer recursos de raciocínio clínico para Terapeutas das mais diversas formações entendam a utilização do brincar como estratégia terapêutica para suas especialidades de formação.
O SRS-2 é um instrumento que pode ser utilizado para iniciar processos diagnósticos (rastreio) e para o planejamento de intervenções clínicas e ocupacionais de pacientes com TEA.
Desenvolvimento do Comportamento Alimentar; Questões Sensoriais da Alimentação; TEA x Transtorno do Processamento Sensorial; Classificações da Seletividade Alimentar; Avaliação e Estruturação de Entrevista; Alimentação e Família; Intervenção Interdisciplinar em Seletividade Alimentar em TEA.
A Entrevista Baseada em Rotinas desenvolvida pelo Dr. Robin McWilliam é uma entrevista semiestruturada sobre a vida cotidiana da Família, com foco no envolvimento, independência e relações sociais da criança.
Este curso irá abordar os temas: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) - definição, sintomas e critérios de diagnóstico; TDC em Autismo - perfil, apresentação, avaliação e intervenção; e quais as pesquisas recentes ligadas ao TDC e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Programas de instrução/treinamento para pais e profissionais que atendem crianças com TEA e atrasos relacionados à comunicação social. Ensina estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação, imitação e brincadeiras durante as rotinas e atividades diárias.
Apresentar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e as perspectivas de uso em ambiente escolar a partir da aplicação de instrumento elaborado para avaliação e acompanhamento de alunos público-alvo da educação inclusiva.
O curso irá introduzir conceitos teóricos básicos sobre o sono na infância, abordar problemas no sono comuns em crianças com deficiência e apresentar evidências científicas sobre como a má qualidade de sono pode afetar a saúde.
Capacitar profissionais de Terapia Ocupacional a perceber, analisar, planejar e estruturar o ambiente para intervenção interdisciplinar no atendimento a crianças com TEA.
Neste curso, você irá aprender sobre os princípios, estratégias e base de evidências que apoiam as intervenções comportamentais de desenvolvimento naturalista.
O curso irá auxiliar profissionais da educação a identificar alterações do desenvolvimento de crianças 0 a 5 anos, que frequentam a educação infantil; desenvolver o raciocínio dos profissionais para elaboração de estratégias para potencializar o desenvolvimento da criança na educação infantil.
Temática: atuação em adultos com autismo nível I de suporte, onde serão apresentadas questões comuns surgidas no contexto familiar e social. Além disso, serão discutidas as características do diagnóstico e os recursos frequentemente associados para intervenção de maneira ampla e interdisciplinar.
PBIS: Positive Behavior Interventions and Supports - ou em português: Intervenções e Suportes de Comportamento Positivo, são práticas baseadas em evidências. O PBIS basea-se em evidências para apoiar a saúde comportamental, acadêmica, social, emocional e mental dos alunos.
Os participantes obterão uma compreensão prática da história, do propósito e dos objetivos da intervenção JASPER. O SPACE tem por objetivo fornecer conhecimento sobre uma ferramenta apoiada por pesquisas para auxiliar na avaliação e monitoramento das habilidades das crianças em denvolvimento.
O curso visa abordar os aspectos cruciais da alimentação nos primeiros 1001 dias do bebê, desde o estágio gestacional até os 24 meses de idade. Explorando o desenvolvimento sensorial e motor, destacando a importância da nutrição adequada e da alimentação complementar.
Este curso objetiva sensibilizar para o processamento da informação sensorial e a sua influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança nas áreas: motora global, motora fina, linguagem, cognição e socioemocional, além de criar meios para identificar as dificuldades de Integração Sensorial.
Neste curso, você vai compreender o papel dos medicamentos no tratamento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
O curso tem como objetivo, conceituar e explanar os fundamentos neurológicos das estereotipias e movimentos repetitivos em crianças e adolescentes com TEA, suas implicações e os processos de intervenção em uma perspectiva multidisciplinar
Identificação precoce do autismo: treinamento no RITA-T (teste de triagem rápida e interativa para autismo em crianças) com a criação de uma triagem de autismo de dois níveis em sua clínica/programa.
Conteúdo programático: Por que fazer avaliação cognitiva em pessoas com TEA; As características cognitivas mais observadas nas pessoas com TEA Os alcances e as limitações dos testes verbais; As vantagens dos testes não-verbais; Os perfis nos testes não-verbais de pessoas com TEA;