Esta assessoria é um serviço especializado para auxiliar a APAE para necessidades técnicas dos profissionais e colaboradores. O objetivo central é promover aprimoramentos teóricos e práticos da equipe e melhorias dos atendimentos de reabilitação e educação.A assessoria consiste em promover ações para que a instituição possa acompanhar, avaliar e observar, junto a todos os colaboradores, a realização de um diagnóstico operacional da equipe funcional dos usuários e formular soluções reais e personalizadas. Nosso diferencial será observado desde a elaboração do projeto, na triagem e fase de diagnóstico, até a construção totalmente personalizada das propostas.
A equipe responsável oferecerá à APAE observações, reuniões e avaliações para construir um projeto de assessoria. Tudo isso, a partir das necessidades da equipe e os processos de intervenção, levando em foco os fatores ambientais, atitudinais e acessibilidade. As assessorias são oferecidas nas modalidades online ou híbrida. Essa escolha é sempre feita em conjunto com o assessor e os contratantes, na busca de melhor atender as demandas necessárias. Essas modalidades estão ligadas a visitas, reuniões, orientações, avaliações, estudos de casos, palestras, capacitações, planejamentos e ações de aprimoramento.
Os projetos de assessoria e consultoria serão criados a partir de uma triagem diagnóstica das demandas relatadas, observadas e acompanhadas de ações de curto e longo prazo.
Reuniões de equipe para potencializar o diálogo entre as especialidades e as intervenções colaborativas;
Capacitações e formações continuadas para temas relevantes aos profissionais;
Oficinas teórico/prática para adaptações e uso de recursos para os atendimentos e alunas;
Estudos de casos;
Orientações para pais e a criação de ações centradas na participação da família;
Oficinas com os alunos;
Orientações para a criação de currículo funcional;
Orientação para avaliações e testes padronizados.
Dificuldades de Aprendizagem;
Teorias de aprendizagem e aquisição de leitura e escrita pra crianças e adolescentes com deficiência intelectual;
Linguagem e comunicação: comunicação alternativa e complementar;
Manejos e intervenções comportamentais;
Estratégias sensoriais para a clínica e para o ambiente escolar.
Estereotipias no TEA, e manejo de comportamento;
Intervenções baseadas na rotina, organização de setting terapêutico;
Intervenções baseadas no Modelo Centrado na Família;
Processos para inclusão e participação escolar;
Bandagem;
GMFCS e GMFM;
Linguagem Infantil, Comunicação Aumentativa e Alternativa;
Avaliação e intervenção focada nos aspectos visuais e funcionalidade.
Medidas de avaliação do desenvolvimento infantil;
Raciocínio clínico em intervenção precoce nos transtornos do neurodesenvolvimento;
Intervenção para crianças e adolescentes com TEA;
Integração sensorial, avaliação e intervenção;
Dificuldades com o uso do vaso sanitário;
Planejamento e intervenção guiada para a seletividade alimentar;
Planejamento e intervenção em AVD’s;
Estruturação de ambiente terapêutico;
Brincar e seus processos de aprendizagem;
Agende sua triagem gratuitamente e entenda como a assessoria poderá auxiliar sua instituição a se capacitar ainda mais: 49-999845255 ou e-mail alice@institutoinclusaoeficiente.com.br.