Semana passada foi o Dia Nacional da Luta pelo Direito das Pessoas com Deficiência, oficializada como lei em 2005, mas escolhida nos anos 80 pelos ativistas do MDPD (Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes), grupo que se organizava para discutir intervenções e transformações na sociedade. Para essa temática, trouxemos o trabalho de uma instituição pública importante na luta pela defesa dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, conheça mais sobre a Defensoria Pública do Estado abaixo.
Estudos recentes têm destacado a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, inclusive no âmbito da aprendizagem. Isso porque, pelo seu caráter lúdico, a brincadeira permite uma liberdade de ações atrelada à imaginação, ao mesmo tempo em que também auxilia no processo de assimilação de regras e papéis sociais. Em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atividade também se mostra uma grande aliada para o desenvolvimento infantil. Confira no artigo!
Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em ABA e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e atrasos no desenvolvimento! A especialização é uma parceria entre o Instituto Singular, a Inclusão Eficiente e a Faculdade Iguaçu e conta com coordenação da mestra Mayra Gaiato. As aulas acontecerão em formato 100% online e ao vivo, com previsão de início para Março de 2023. Vem saber mais!
Comemorado no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. Em razão da data, convidamos a coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Dra. Renata Flores Tibyriçá, para refletir sobre os avanços e as barreiras ainda existentes quando se fala em inclusão escolar de pessoas com deficiência.
De acordo com a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Déficit de Atenção pode ser classificado em tipos nos quais a desatenção ou o comportamento hiperativo-impulsivo são predominantes ou, ainda, em que estas características aparecem de uma forma combinada. Assim, pode ser denominado TDA ou TDAH, sendo que o componente de desatenção é mais presente nas meninas e o de hiperatividade é mais presente nos meninos. Além das dificuldades que o próprio transtorno traz, pessoas com TDAH ainda enfrentam outro desafio: o lugar complexo em que o transtorno se encontra em relação à sua classificação.
Embora muito se tenha avançado nas últimas décadas em pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há uma grande lacuna na literatura científica sobre a incidência, prevalência e especificidades do transtorno em pessoas adultas e idosas. A falta de estudos na área torna ainda mais difícil que pessoas adultas com TEA tenham acesso ao diagnóstico e aos tratamentos adequados. Em muitos casos o diagnóstico em pessoas adultas ocorre após ao de um filho, ao serem reconhecidos padrões de desenvolvimento e sintomas do transtorno na própria trajetória dessas pessoas.
As estratégias do ImPACT são baseadas em um longo histórico de pesquisas em desenvolvimento infantil, contando, ainda, com muitas evidências que indicam que o programa ajuda não só crianças a desenvolverem habilidades, como também os pais a se sentirem mais confiantes em atender às necessidades de seus filhos.
Uma das principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o prejuízo na habilidade de comunicação e, consequentemente, de interação social. Estudos apontam que, em comparação com crianças com desenvolvimento típico, crianças com TEA apresentam atraso na aquisição das primeiras palavras.
E, apesar de cada pessoa ser única, a abertura e incentivo ao desenvolvimento é igualmente importante para todos nós e, por isso, precisamos falar sobre a importância da autonomia para crianças com TEA.
Você sabia que já é possível perceber sinais do espectro autista em bebês a partir dos primeiros 12 meses de vida? E como eles não estão relacionados a alterações físicas, é preciso certa atenção especial para notá-los… Eles aparecem por meio de dificuldades para se comunicar, para reagir a certos estímulos do dia a dia, para interagir e brincar com outros bebês, ou mesmo pela ausência de resposta quando são chamados.
A negligência da saúde da mulher com e sem deficiência
Um breve relato sobre os profissionais de terapia ocupacional.
Direitos e cotas foram concedidos às pessoas com deficiência. Mas a acessibilidade é garantida?
Setembro é o mês da prevenção ao suicídio. É quando grande parte da internet começa a falar de saúde mental, se oferecer para ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis e é quando órgãos públicos se mobilizam com campanhas de prevenção ao suicídio.
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O diretor da empresa, Régis Nepomuceno diz quais foram suas motivações para a criação da Inclusão Eficiente, objetivos e o que espera para o futuro.
Os Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que aparecem durante os primeiros períodos de desenvolvimento da criança...
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