Avaliação de rastreio para identificação precoce do autismo: O uso do Rita-T (Teste de triagem rápida e interativa para autismo em crianças)

Objetivos

Identificação precoce do autismo: treinamento no RITA-T (teste de triagem rápida e interativa para autismo em crianças) com  a criação de uma triagem de autismo de dois níveis em sua clínica/programa. 

O RITA-T é um teste de triagem de nível 2, que pode ser administrado em:

  1. Crianças pequenas identificada em risco de TEA;
  2. Crianças que obtiveram resultados positivos em um teste de triagem de nível 1, como o M-CHAT- R/F;
  3. Crianças cujos pais/família têm dúvidas sobre a alteração no desenvolvimento.

Conteúdo programático:

  • Os primeiros sinais de transtorno do espectro do autismo
  • Ferramentas de triagem de autismo
  • Visão geral e instrução do RITA-T
  • Modelo de pediatria de atenção primária
  • RITA-T através do teleatendimento 
  • Treinamento confiável RITA-T

Este programa consiste em 4 seções que serão abordadas durante a sessão de treinamento ao vivo: 

  1. Formação educacional:

a. Antecedentes sobre os primeiros sinais de transtorno do espectro do autismo (TEA)
b. Primeiros sinais de TEA
c. Um novo modelo de intervenção precoce

  1. Visão geral do RITA-T:

a. Visão geral do RITA-T, desenvolvimento, modelos atuais
b. Vídeos de administração e pontuação do RITA-T

    3. Treinamento passo a passo

    4. Vídeos de prática independente

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Médicos, Psicólogos, Psicopedagogos,  Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Enfermeiros e outros profissionais de áreas correlatas.
Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL: Via Plataforma Zoom Meeting. 
Com tradução simultânea.

CARGA HORÁRIA: 6 horas

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Roula Choueri

Pediatra com experiência em deficiências de neurodesenvolvimento e diretora da divisão de pediatria de desenvolvimento e comportamento da UMass (até fevereiro de 2022). Em março de 2022, passou a integrar o Centro de Autismo do Hospital Infantil de Boston e como diretora de seus programas de extensão à comunidade. Tem desenvolvido o Teste de Triagem Interativa Rápida para Autismo em Crianças (RITA-T) - https://www.umassmed.edu/AutismRITA-T/-, para melhorar a detecção precoce em crianças e melhorar o acesso aos cuidados. Trabalha com diferentes grupos culturais e centros comunitários para a primeira infância em Worcester e outras áreas em MA, para criar uma rede para melhorar a detecção precoce e o apoio às famílias. Além disso, participou do projeto A.N.C.H.O.R (Rede de Autismo. Cultura. Resultados saudáveis. Resiliência) Projeto A.N.C.H.O.R (umassmed.edu) para criar material para apoiar provedores de educação infantil que trabalham com famílias de diversas culturas.


Valerie Tokatli

É Coordenadora de Pesquisa Clínica no Departamento de Pediatria de Desenvolvimento e Comportamento da UMass Medical School. Formada pela University of Massachusetts Lowell, onde recebeu um bacharelado com especialização dupla em Psicologia e Justiça criminal. É Coordenadora do Projeto do Teste de Triagem Interativa Rápida para Autismo em Crianças Pequenas (RITA-T), bem como do Projeto A.N.C.H.O.R. (Autismo. Rede. Cultura. Resultados saudáveis. Resiliência).

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Ficha de inscrição: