Curso completo de Comportamento Verbal

Objetivo Geral

Na intervenção junto a crianças com desenvolvimento atípico, um dos aspectos mais relevantes a serem investigados e desenvolvidos diz respeito à linguagem destes indivíduos. Dentro da Análise do Comportamento (ABA), estamos falando do desenvolvimento do repertório conhecido como comportamento verbal.

Tal área é tão relevante para esta população que a maior parte de protocolos de avaliação, tais como VB-MAPP, ABLLS, Denver entre outros, fazem uso dos conceitos dos principais operantes verbais. Conhecer cada tipo de operante e saber programar uma contingência de ensino é crucial para o estabelecimento de uma intervenção de qualidade.

Desta forma, o curso visa apresentar o conteúdo descrito abaixo de forma compreensível e didática através de explicações teóricas, exercícios individuais e em grupo para melhor compreensão por parte dos alunos.

Conteúdo programático:

  1. Definição de comportamento verbal;
  2. Diferenças entre comportamento verbal e não verbal;
  3. Definição do episódio verbal;
  4. Definição dos principais operantes verbais do falante:
    a. Mando;
    b. Tato;
    c. Ecóico;
    d. Intraverbal;
    e. Textual;
    f. Transcrição.
  5. Procedimentos de ensino dos operantes verbais;
  6. Definição de comportamento de ouvinte: 
    a. Seguimento de instruções;
    b. Identificação.
  7. Procedimentos de ensino de comportamento de ouvinte;
  8. Considerações importantes sobre formas de comunicação alternativas à fala.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos e demais profissionais que atuem com ABA. Alunos do último ano destas graduações. 

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL
: Via Plataforma Zoom meeting

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Fernanda Rizzi Bitondi

Graduada em Psicologia pela UNESP- Bauru, especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Psicolog (Ribeirão Preto), especialista em Intervenção Baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) a TEA pelo Centro Paradigma, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Foi docente e supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento do Centro Paradigma. Foi coordenadora do setor de Avaliação e Supervisão a Distância do Grupo Método. Atualmente é supervisora de casos particulares de indivíduos com TEA.

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: