Instrumentos de Avaliação Infantil na Terapia Ocupacional - avaliação infantil

OBJETIVOS

Gerais:
O objetivo principal deste curso é capacitar os participantes a compreender, aplicar e integrar os principais instrumentos de avaliação infantil utilizados na Terapia Ocupacional, associando-os ao documento da AOTA “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo”. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a realizar avaliações mais eficazes, interpretar os resultados de forma significativa e elaborar relatórios clínicos precisos, contribuindo para a promoção do desenvolvimento infantil e o alcance de resultados terapêuticos positivos.

Específicos:

  • Compreender os fundamentos teóricos e práticos dos principais instrumentos de avaliação infantil utilizados na Terapia Ocupacional.
  • Desenvolver habilidades para aplicar os instrumentos de avaliação de forma adequada e padronizada, considerando as características individuais de cada criança.
  • Integrar os resultados das avaliações com a Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo, identificando áreas de intervenção prioritárias e objetivos terapêuticos específicos.
  • Adquirir competências para interpretar os resultados dos instrumentos de avaliação de maneira significativa e fundamentada, utilizando-os como base para o planejamento e monitoramento do tratamento.
  • Capacitar-se na elaboração de relatórios clínicos claros, concisos e baseados em evidências, comunicando efetivamente os resultados da avaliação e as recomendações terapêuticas aos demais profissionais de saúde e às famílias das crianças atendidas.

CONTEÚDOS:

Introdução à Avaliação Infantil em Terapia Ocupacional

  • Fundamentos da avaliação em Terapia Ocupacional
  • Visão geral dos instrumentos de avaliação infantil
  • Introdução ao enquadramento de prática da Terapia Ocupacional da AOTA

Avaliações de Desempenho Funcional e Participação

  • Aspectos teóricos do COPM e CHORES
  • Importância das responsabilidades na vida cotidiana da criança

Avaliações de Desenvolvimento Motor e Coordenação

  • Children’s Hand-Use Experience Questionnaire (CHEQ)

Instrumentos de Avaliação Sensorial

  • Exploração teórica da Medida de Processamento Sensorial e do Perfil Sensorial
  • Discussão sobre os padrões sensoriais e suas implicações na ocupação infantil

Elaboração de Relatórios Clínicos

  • Estrutura e conteúdo de relatórios clínicos em Terapia Ocupacional
  • Orientações para a redação de relatórios baseados nos resultados das avaliações


🎯 Quem pode se inscrever?
Terapeutas Ocupacionais e alunos do último período da graduação em terapia ocupacional.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

Dúvidas e informações: 
📩contato.pe@inclusaoeficiente.com.br
📲 (81) 9 9836.8647

Professores

Maria Cecília de Araújo Silvestre

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Potiguar, especialista em Reabilitação Física de membros superiores pela Unicamp; Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutoranda em Neurociência pela Universidade Federal da Paraíba. Possui certificação completa em Integração sensorial, formação em estimulação precoce e adequação postural. Docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, foi professora substituta no curso de Terapia Ocupacional da UFPB e professora convidada pelo departamento de Terapia Ocupacional da UFPB para ministrar aula sobre Construção de Recursos Terapêuticos. Professora em curso de aperfeiçoamento ministrando aulas sobre Deficiência Física e Tecnologia Assistiva. Desenvolve e publica pesquisas na área de reabilitação, desenvolvimento humano, neurociência e neurorreabilitação. Dez anos de experiência no atendimento infantil.

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: