Curso Introdutório Internacional de Integração Sensorial

Este curso irá abordar conhecimentos sobre a teoria, avaliação e princípios de intervenção da integração sensorial, auxiliando o profissional terapeuta ocupacional a aprimorar seu raciocínio clínico, aprendendo a realizar avaliação e intervenção adequada aos pacientes que apresentam alguma disfunção sensorial.

Objetivos

  • Aprofundar conhecimento sobre a teoria da Integração Sensorial;
  • Identificar os padrões de disfunção da Integração Sensorial;
  • Construir  raciocínio clínico e definição de objetivos em conjunto com a família;
  • Conhecer a influência da integração sensorial na participação e desenvolvimento ocupacional da criança;
  • Identificar a relação da Integração Sensorial com diversas público que recebe esta intervenção (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

Conteúdo Programático

1.Introdução à teoria da Integração Sensorial.
2. Neurociência e Integração Sensorial.
3. Bases Neurológicas da Integração Sensorial:

  • Sistema Nervoso e processamento sensorial: Revisão das estruturas do SN e suas funções principais;
  • Desenvolvimento Sensorial;
  • Período Crítico e sensível;
  • Processamento sensorial como processo neurobiológico.

4. Sistemas sensoriais:

  • Estrutura;
  • Função;
  • Sistemas sensoriais no dia a dia.

5. Processamento sensorial e disfunção:

  • Modelos teóricos;
  • Sintomas, causas e graus de disfunção.

6. Implicações da integração sensorial no desempenho ocupacional:

  • Brincadeiras;
  • Aprendizagem;
  • Autocuidado;
  • Sono, alimentação e controle de esfíncteres.

7. Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras):

  • Características sensoriais e desafios associados ao diagnóstico.

8. Princípios de avaliação

  • Questionários sensoriais: SPM, TSFI, PERFIL SENSORIAL;
  • SOSI-M;
  • COP-R;
  • SIPT;
  • Observações clínicas não estruturadas;
  • Observações ecológicas;
  • Correlação com baterias padronizadas (Beery VMI, ABC Movement, BOTH);
  • Raciocínio clínico através de casos clínicos.

9. Princípios de intervenção

  • Abordagem de integração sensorial Jane Ayres;
  • Modelo de processamento sensorial Winnie Dunn;
  • Propriedades das sensações;
  • Rumo à resposta adaptada;
  • Materiais;
  • Ambiente;
  • Intervenção no entorno natural;
  • Família;
  • Medida de Fidelidade;
  • Raciocínio clínico através de casos clínicos.

Metodologia

  • Carga horária de 40h, dividido em 4 módulos de 10h cada. 
  • Curso na modalidade on-line ao vivo, na modalidade síncrona, com tradução simultânea ou consecutiva. 
  • Aulas teóricas e expositivas com apoio audiovisual.
  • Discussão de experiências práticas e análises de vídeos.

🎯Quem pode se inscrever?

Terapeutas Ocupacionais e estudantes do último ano desta graduação. 

Certificação online pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL
: Curso on-line ao vivo. Via Plataforma Zoom Meeting. 
Com tradução simultânea.
 

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Elena Yagüe Garde

É Terapeuta ocupacional pela Universidade Complutense de Madri.  Mestre em Cuidado Integral  de pessoas com deficiência pela Universidade Católica de Valencia. Formação internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Formação avançada, excelência em Integração Sensorial “Prática”, Los Angeles, Califórnia.  Formação em Psicomotricidade e Especialista em Transtornos Alimentares na Infância. Mestrado em Nutrição Pediátrica pela Universidade de Granada. Especialista em transtornos da alimentação em pediatria. Terapeuta ocupacional e professora do centro Aytona Child Training and Therapy Center. Formação no S.O.S APPROACH OF ALIMENTO Nível 1, GET PERMISSION e TALK TOOL NIVEL 1 Y 2. 

Alberto León

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Complutense de Madri. Mestre em Neurociências e biologia do comportamento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilla. Certificação em Integração Sensorial pela University of Southern California (USC). Experiência profissional na atenção à população infantil com dificuldades no desenvolvimento e suas famílias.  Colaboração com diversos programas formativos de pós-graduação para profissionais do âmbito sócio sanitário. 

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: