CURSO INTERNACIONAL PRESENCIAL PRÁTICA E RACIOCÍNIO CLÍNICO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Objetivo geral

O objetivo deste curso é promover habilidades avançadas em raciocínio clínico e práticas em Integração Sensorial para os profissionais da Terapia Ocupacional que atendem crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Os participantes terão uma experiência teórico-prática, incluindo interpretação de resultados e dados, raciocínio clínico, utilização de equipamentos específicos e técnicas de tratamento em ambientes clínicos e naturais, com o intuito de promover uma intervenção eficaz no tratamento de seus pacientes.

Conteúdo programático

1. Bases teóricas da abordagem de Integração Sensorial.

  • Processo neurobiológico;
  • Sistemas sensoriais;
  • Disfunção e impacto no desempenho;
  • Modelo de processamento sensorial versus abordagem de integração sensorial na prática clínica.

2. Raciocínio clínico em IS.

  • Avaliação: interpretar resultados e correlacionando dados
    • Questionários sensoriais;
    • SOSI e COP-R;
    • Baterias padronizadas:
      • BOT-2;
      • Movement ABC - 2;
      • VMI;
      • BAYLEY.
    • Observações clínicas não estruturadas;
    • Observações Ecológicas.

3. Equipamentos: uso e raciocínio clínico.

4. Como trazer a Integração Sensorial ao ambiente natural.

  • Casos práticos:
    • Aprendizagem: dispraxia;
    • Alimentação;
    • TEA: modulação.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais com interesse em aprimorar conhecimentos sobre Integração Sensorial.

Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL: São Luís, MA

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Elena Yagüe Garde

É Terapeuta ocupacional pela Universidade Complutense de Madri. Mestre em Cuidado Integral de pessoas com deficiência pela Universidade Católica de Valência. Formação internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Formação avançada, excelência em Integração Sensorial “Prática”, Los Angeles, Califórnia. Formação em Psicomotricidade e Especialista em Transtornos Alimentares na Infância. Mestrado em Nutrição Pediátrica pela Universidade de Granada. Especialista em transtornos da alimentação em pediatria. Terapeuta ocupacional e professora do centro Aytona Child Training and Therapy Center. Formação no S.O.S APPROACH OF ALIMENTO Nível 1, GET PERMISSION e TALK TOOL NIVEL 1 Y 2.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: