Objetivo:
Esse curso teórico-prático é voltado à formação em avaliação e intervenção precoce de bebês, especialmente com risco de desenvolvimento, desenvolvimento em atraso e/ou atípico. O curso tem teoria voltada ao desenvolvimento biopsicossocial do bebê, aspectos de neuroplasticidade e aprendizagem motora e modelo de cuidado centrado na família, com organização que favorece a racionalidade clínica e prática baseada em evidências.
Conteúdo programático:
- Modelo Biopsicossocial de Desenvolvimento infantil
- Fatores de risco para o desenvolvimento motor infantil
- Critérios de identificação do bebê de risco
- Importância da família e meio ambiente (Cuidado Centrado na Família)
- Princípios de neuroplasticidade e aprendizagem motora
- Avaliação do bebê de risco: Alberta Infant Motor Scale, Teste de Triagem de Denver II, Affordance in the Home Environment for Motor Development, Inventário Pediátrico sobre Qualidade de vida
- Estratégias terapêuticas de intervenção (dicas e manuseios)
- Estimulação e acompanhamento do recém-nascido pré-termo, e a termo para ambiente clínico ou escolar/creche
- Prática de avaliação e intervenção.
🎯QUEM PODE SE INSCREVER?
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, e/ou alunos do último ano destas graduações.
Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Dúvidas e informações:
📩 contato.pe@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 +55 81 99836-8647