Ementa: Aspectos conceituais das funções executivas, sua importância para o comportamento, a aprendizagem escolar e impacto do seu desenvolvimento na infância ao longo da vida. Avaliação clínica infantil das funções executivas com o uso de instrumentos não-restritos (4 a 14 anos). Programas e estratégias de intervenção preventiva e remediativa das funções executivas que podem ser utilizadas na escola e na clínica. Transtornos do neurodesenvolvimento e funções executivas, com destaque para Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade e Transtorno específico de aprendizagem.
Profa. Dra. Camila León
Conteúdo programático: Apresentação do curso. Conceito e desenvolvimento das funções executivas. Dificuldades comuns nas crianças com desenvolvimento típico que apresentam alterações nas funções executivas. Relação das funções executivas com a aprendizagem escolar e impacto ao longo da vida.
Conteúdo programático: Aspectos teóricos e práticos da avaliação clínica infantil das funções executivas, com embasamento teórico da neuropsicologia cognitiva. Apresentação e prática (aplicação, correção e interpretação) de alguns instrumentos não-restritos normatizados para crianças de desenvolvimento típico de 4 a 14 anos de idade.
Conteúdo programático: Será que qualquer atividade estimula as funções executivas? Quais foram comprovadas cientificamente como mais eficazes? Serão apresentados e vivenciados alguns programas e estratégias de intervenção preventiva e remediativa das funções executivas que podem ser utilizadas na escola e na clínica, com destaque para os seguintes instrumentos: PIAFEx, PENcE e CENA. Discussão de casos.
Profa. Dra. Bruna Trevisan
Conteúdo programático: Caracterização e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade e Transtornos específicos de aprendizagem; Relação entre as características dos quadros e os perfis de déficits de funções executivas; raciocínio clínico na avaliação e no plano de tratamento dos transtornos; possibilidades e estratégias de intervenção e estimulação das funções executivas nos quadros.
Profa. Dra. Tatiana Mecca
Conteúdo programático: Caracterização dos transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo Deficiências Intelectuais e Transtorno do Espectro do Autismo; Relação entre as características dos quadros e os déficits de funções executivas; como observar déficits de funções executivas em testes padronizados e em contexto natural; possibilidades e estratégias de intervenção e estimulação das funções executivas nas deficiências intelectuais e nos TEA.
Graduados em Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia e demais profissionais das áreas da saúde e da educação. E alunos do último ano destas graduações.
Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.
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Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, mestre e doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Atualmente é supervisora e docente do Curso de Formação em Neuropsicologia do centro de Estudos de Neurologia da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisadora do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM.
Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é docente convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Psicopedagoga clínica e institucional no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Pesquisadora do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM.
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre, Doutora, com pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Docente do Departamento de Saúde Mental e do Programa de Pós-graduação (Mestrado profissional) em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil– LINDI. Atua como professora nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem da UPM e no curso de formação em Neuropsicologia do Centro de Estudos de Neurologia Prof. Dr. Antônio Branco Lefèvre, vinculado à Divisão de Clínica Neurológica do Instituto Central do HC-FMUSP. Pesquisadora no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP (gestão 2015-2017), do Grupo de Trabalho Transtorno do Espectro Autista da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e do Grupo de Trabalho “Transtorno do Espectro Autista: Pesquisa em Saúde e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Foi professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo.