A seletividade alimentar é uma preocupação de saúde emergente entre crianças com transtorno do espectro autista (TEA), por isso o curso de Formação em seletividade alimentar no TEA do Instituto Inclusão Eficiente foi pensado para aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, capacitando-os para que, em consonância com sua formação de base, atuem de uma forma potencializada nos processos de avaliação e intervenção de seus pacientes com TEA que apresentam distúrbios alimentares.
MÉTODOS UTILIZADOS
MATERIAL
Será enviado por e-mail, em cada aula, o material de apoio. Contendo o slide da aula em PDF, sugestões de leituras e materiais extras de acordo com a disponibilidade de cada professor.
MÓDULOS
Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Nutricionistas e Médicos. Alunos do último ano destas profissões. ⠀
Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.
LOCAL: Via Plataforma Zoom Meeting
Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲(49) 9 9803-1894
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.
Fonoaudióloga pela PUC-GO (1999), Mestranda em Ensino em Saúde pelo Einstein São Paulo, com especialização em Fonoaudiologia Hospitalar pela Faculdade Ceafi (2007) e Fonoaudiologia Pediátrica e Neonatologia pela Faculdade Ceafi (2020). Membro Internacional do Método Sof- Introdução Oral em bebês frágeis. Possui certificação no Tratamento das Dificuldades Alimentares Infantis, SOS APPROACH TO FEEDING- Seletividade/Recusa, GETT PERMISSION APPROACH - Seletividade e Recusa. É Coordenadora da Equipe de Fonoaudiologia da Desenvolva Espaço Terapêutico Goiânia - GO
Psicóloga, BCBA (Board Certificated Behavior Analyst), e Mestre em Análise Experimental do Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pela Florida Institute of Technology (FIT -USA) e treinamento na intervenção de pessoas com desenvolvimento atípico pelo Milwuakee Center for Independence – MCFI (USA). É também especialista em Terapia comportamental pela Universidade de São Paulo. Atua há mais de 13 anos com crianças com desenvolvimento atípico. Nos últimos 6 anos tem trabalhado predominantemente na avaliação, consultoria e intervenção de crianças com seletividade e restrição alimentar, e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.
Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mais de 20 anos de prática clínica na área de autismo, seletividade alimentar e comportamento alimentar.
Terapeuta Ocupacional, pós-graduada em Desenvolvimento infantil e Intervenção Precoce, formação em Transtorno do Espectro Autista, certificação internacional em Integração Sensorial. Responsável técnica pela clínica Vagalume em Belo Horizonte, oferece supervisão para terapeutas nas áreas de intervenção clínica para infância.
Médica pela Universidade Severino Sombra(1989), Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Policlínica Piquet Carneiro. Especialização em Educação Médica pela Faculdade De Medicina De Petrópolis (2002), Mestrado profissionalizante em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2007), residência médica pelo Departamento de Pessoal do Ministério da Saúde (1992) e residência médica pela Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1993). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente com Gastroenterologia Pediátrica.