Pós-graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa

OBJETIVO GERAL

Capacitar os profissionais da área da saúde e da educação desde o processo de avaliação até a intervenção em comunicação aumentativa e alternativa, sempre com um olhar interdisciplinar, através de raciocínio clínico para o planejamento e a execução de estratégias facilitadoras, favorecendo a acessibilidade comunicativa para pessoas com necessidades complexas de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a atuação frente à pessoa com necessidade complexa de comunicação, envolvendo as metodologias, recursos, símbolos, acesso e estratégias necessárias para a prática clínica e educacional.
  • Capacitar os alunos sobre princípios fundamentais nas áreas abrangentes do curso, trazendo práticas atualizadas e baseadas em evidências.
  • Aprimorar o olhar do aluno com vistas a propor ações junto às famílias e, também, em diferentes contextos e círculos sociais, com foco no máximo potencial do usuário.
  • Proporcionar condições de atuação com todos os públicos, independentemente da deficiência e grau de comprometimento, com enfoque na inclusão e participação social através da comunicação alternativa.
  • Despertar nos alunos o senso de pesquisa e investigação científica, de forma a contribuir para a fundamentação teórica da área de conhecimento interdisciplinar.
  • Proporcionar preparação do profissional nos processos de implementação da comunicação aumentativa e alternativa em crianças, jovens e adultos com necessidades complexas de comunicação.

‍DISCIPLINAS

1. Conceitos gerais em Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa
2
. Comunicação e Linguagem
3
. Recursos em Comunicação Aumentativa e Alternativa
4
. Avaliação - Linguagem
5
. Avaliação - Acesso 
6
. Avaliação - Visão
7
. Metodologias - Parte 1
8
. Metodologias - Parte 2
9
. Metodologias - Parte 3
10
. Personalização de sistemas pagos
11
. Personalização de sistemas gratuitos e DVC
12
. CAA no Contexto Educacional
13
. CAA no Contexto Hospitalar
14
. Estimulação de linguagem apoiada por símbolos
15
. Nada sobre eles, sem eles
16
. Diferentes olhares de uma equipe interdisciplinar
17
. Programas e estratégias terapêuticas em CAA
18
. Projetos de Acessibilidade Comunicativa

EMENTAS DE CADA DISCIPLINA: https://bit.ly/4cmJkf9

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Musicoterapeutas, Psicólogos, Psicopedagogos e Pedagogos.

LOCAL:
Via Plataforma Zoom meeting
DURAÇÃO: 18 meses - 360h

‍👩‍🏫 CORPO DOCENTE

Adriana Peres - Especialista
Ana Maria Phillips - Especialista
Ana Montenegro - Doutora 
Claudia Zirbes - Especialista
Carolina Schirmer - Doutora
Cátia Walter - Doutora
Daianne Martins - Mestra
Deyse Braga - Doutora
Eduardo Cardoso - Doutor 
Eliana Moreira - Mestra
Gerusa Lourenço - Doutora
Greicyhelen da Cruz - Especialista
Janaína Maynard - Doutora
Juliana Balestro - Doutora
Kelin Casagranda - Mestra
Lilian Barbosa - Mestra
Lígia Tunes Ribas - Mestra
Mariane Graciano - Especialista
Michelle Borges - Especialista
Natália Magalhães - Mestra
Patrícia Blasquez - Mestra
Patricia Nogueira - Especialista
Rafael Marques - Especialista
Renata Bonotto - Doutora
Rita Bersh - Mestra
Simone Tavares - Especialista
Tatiana Dudas - Doutora
Tanise Anhaia - Mestra
Viviane Zaqueu - Doutora

Você pode encontrar a autorização da especialização junto ao MEC (em parceira com o iPGS) através do link a seguir ou pelo QR-code abaixo.
bit.ly/3zqDJ92

‍Coordenação: Mestre Régis Nepomuceno Peixoto
Coordenação Adjunta:
Especialista Michelle Borges

‍Dúvidas e informações:
📧 secretaria@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 99803-1894

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: