Pós-Graduação em nível de Especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase no modelo centrado na família

OBJETIVO GERAL

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais da área de saúde, reabilitação e educação a realizar o planejamento e execução de estratégias facilitadoras de uma intervenção precoce junto a família, favorecendo assim o desenvolvimento infantil de crianças com deficiências e com risco para alterações do desenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar os profissionais envolvidos nos programas de atenção primárias, secundárias e terciárias, com a finalidade de aprimorar seu olhar e garantir ações na clínica ampliada junto às famílias, nos diferentes contextos e fatores ambientais, com foco no máximo potencial do desenvolvimento infantil;
  • Proporcionar condições de atuação e preparação do profissional nos processos de intervenção com crianças de risco e crianças com alterações no desenvolvimento infantil, com enfoque no modelo centrado na família;
  • Proporcionar aos profissionais cursistas deste programa, as competências específicas para que atuem junto às famílias nos processos de intervenção para ampliar o repertório de ações garantindo o pleno desenvolvimento infantil, e tornando integrado o processo terapêutico entre a família e os profissionais;
  • Fornecer sólida base de conhecimento relacionado ao desenvolvimento infantil, às deficiências específicas da primeira infância e aos processos de reabilitação, de forma a favorecer o raciocínio clínico e as adaptações necessárias para a intervenção precoce neste público;
  • Despertar nos cursistas o senso de pesquisa/investigação científica e escrita acadêmica, de forma a contribuir para a fundamentação teórica da área de conhecimento da Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Psicopedagogia e Fisioterapia em intervenção precoce;
  • Preparar os cursistas para compreender, planejar, indicar e intervir, quando necessário, recursos terapêuticos, tecnológicos ou não, que contribuam para os processos desenvolvimentais e inclusivos de crianças;
  • Identificar e elaborar projetos que garantam o acesso à reabilitação baseada nas leis vigentes no Brasil e nas Teorias que a sustentam, com base em evidências científicas.

DISCIPLINAS
1. Neuroanatomia e Neuroplasticidade no Desenvolvimento Infantil
2. Avaliação 1- Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Infantil e de Qualidade de Vida da Família
3. Avaliação 2- Avaliação Diagnóstica em TEA
4. Intervenção Precoce no Modelo Centrado na Família: na atenção primária, secundária e terciária
5. Sinais Precoces 1: Marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
6. Programa de Intervenção Precoce no Brasil e no Mundo: Diretrizes e Atualizações Domiciliares e Ambientais
7. Sinais Precoces 2: Marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
8. Legislação e Direitos da Pessoa com Deficiência
9. Proposta de Intervenção Transdisciplinar no Modelo Centrado na Família
10. Empoderamento Parental e Familiar
11. Cognição- desenvolvimento e intervenção cognitiva
12. Dinâmicas Familiares: Trabalho de Funcionalidade e Potencialidades da Criança Junto a Família
13. Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa
14. Recursos Domiciliares e Ambientais
15. Educação Inclusiva – Creches e Primeiro Ciclo de Educação Infantil
16. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada no desenvolvimento infantil
17. Aspectos Nutricionais do Desenvolvimento e Seletividade Alimentar
18. Funções Executivas e o Impacto no Desenvolvimento

EMENTAS DE CADA DISCIPLINA
: bit.ly/4aSmElm

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Musicoterapeutas, Psicólogos, Psicopedagogos e Pedagogos.

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting
DURAÇÃO:
18 meses - 360h
PERÍODO DA PÓS: setembro de 2024 a março de 2026.

Certificação pelo iPGS em parceria com o Instituto Inclusão Eficiente.
DATA DE INÍCIO: 21 de setembro de 2024.
HORÁRIOS:
Aulas aos sábados e domingos (uma vez ao mês) das 08h às 17h (horário de Brasília).

💰 INVESTIMENTO

Taxa de matrícula: R$ 400,00*
*Desconto de 10% na matrícula para inscrição em grupo de 3 ou mais alunos, realizados dentro do prazo de 7 dias.

Opções de parcelamento:

R$ 7.484,00 à vista
R$ 7.635,00 em 10x de R$ 763,50
R$ 7.900,00 em 12x de R$ 658,33
R$ 8.058,00 em 15x de R$ 537,20
R$ 8.316,00 em 18x de R$ 462,00
R$ 8.483,00 em 20x de R$ 424,15
R$ 8.653,00 em 22x de R$ 393,31
R$ 8.731,00 em 24x de R$ 363,79
R$ 8.980,00 em 26x de R$345,38
R$ 9.147,00 em 30x de R$304,90


🗓️ DATAS:

21 e 22/09/2024
26 e 27/10/2024
23 e 24/11/2024
14 e 15/12/2024
25 e 26/01/2025
22 e 23/02/2025
29 e 30/03/2025
26 e 27/04/2025
24 e 25/05/2025
28 e 29/06/2025
26 e 27/06/2025
23 e 24/08/2025
27 e 28/09/2025
25 e 26/10/2025
22 e 23 /11/2025
13 e 14/12/2025
24 e 25/01/2026
28/02 e 01/03/2026

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
11/06/2024 a 18/09/2024.

👩‍🏫 CORPO DOCENTE

Alice Wilken - Mestra
Ana Carolina Pereira Alves - Mestra
Ana Cláudia Pinto Gomes - Doutora
Andréa Fusculim - Mestra
Andressa Jóia - Mestra
Bibiana Silveira - Mestra
Carolina Correa - Especialista
Cibele Carvalho - Doutora
Claudia Zirbes - Especialista
Karina Goulart de Camargo - Mestra
Kelin Luana Casagranda  - Mestra
Lidiane Taís Winck - Especialista
Lisandra Emy Taketa Dos Santos Lima Kulak - Mestra
Luis Eduardo Wearick da Silva - Doutor
Luize Bueno - Doutora  
Michelle Borges - Especialista
Michelle Ferreira de Souza e convidado - Especialista
Tainá Ribas Mélo - Doutora
Tiago Pereira de Souza - Doutor
Vitor Franco e Ana Maria Apolónio - Doutor e Bacharel

Coordenação: Mestra Stéphani de Pol
Coordenação Adjunta: Mestre Régis Nepomuceno Peixoto

Você pode encontrar a autorização da especialização junto ao MEC (em parceira com o iPGS) através do link a seguir ou pelo QR-code abaixo.
bit.ly/4b05n9Z

Abrir foto

Dúvidas e informações:
📧 secretaria@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 99803-1894

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: