A Inclusão Eficiente nasceu em Chapecó, Santa Catarina, em 2011, a partir de um programa personalizado e exclusivo de assessoria domiciliar e escolar para inclusão de crianças com deficiência – o LIFE - Programa de Intervenção Domiciliar.
A idealização do projeto veio a partir do Régis Nepomuceno, Diretor da Inclusão Eficiente. “A empresa foi criada a partir da minha experiência como terapeuta que trabalhava em clínica, mas que tinha o objetivo de um olhar ampliado, além da clínica, focado em escola e, principalmente, na família e nas singularidades do sujeito”, diz.
Desde então, a empresa busca capacitar pessoas e instituições, com embasamento em experiências nacionais e internacionais e conceitos de ponta para trazer uma inclusão social mais efetiva das pessoas com deficiência.
“Estamos sempre na busca da Independência, Autonomia e Inclusão, sob o olhar mais amplo que a terminologia permite”, diz Régis. A Inclusão Eficiente busca potencializar a participação do cliente em todos os contextos sociais (ambiente escolar, laboral, domiciliar, comercial ou mesmo de lazer) tornando o indivíduo o ator principal de sua própria história.
Como operamos
Todas as ações da Inclusão Eficiente, sejam cursos livres, pós, formações ou supervisões, são criados por uma equipe de profissionais interdisciplinares, que têm sempre o cuidado de se embasar em evidências científicas ao redor do mundo, trazendo conteúdos e assuntos inovadores em formato acessível, tanto na linguagem, quanto na venda desses serviços.
A Inclusão Eficiente é uma empresa completa. Oferecemos um background de experiência e prática. “Nossos professores têm experiência e ciência e, o que mais nos orgulhamos, é de sermos inovadores sobre o que é inclusão. Procuramos tendências mundiais o tempo todo para nos adequarmos ao mercado e nossos cursos sempre foram referência”, afirma Régis.
Objetivo e Futuro
“Dizer que o objetivo da IE é criar um mundo mais inclusivo, pode ser tão clichê quanto incentivador”, afirma Régis.
Aqui na Inclusão Eficiente, acredita-se que educação e ações sociais criam oportunidades de ampliar olhares e aumentam a qualidade da atenção junto às pessoas com deficiências. Mesmo nosso nicho de atuação sendo um público específico – pessoas com deficiências, suas famílias e contextos –, é preciso olhar para as outras minorias, para uma inclusão global e integral.
Segundo Régis, espera-se que o futuro da Inclusão Eficiente seja que a empresa se reinvente: “Nosso objetivo de médio a longo prazo, é que tenhamos que procurar outro nicho de mercado, acreditando que o mundo se tornará inclusivo por si só, não precisando utilizar o termo “inclusão”, pois se tornará algo tão natural ser do jeito que é, do jeito que se quer ser e do jeito que se pode ser, que o mundo não precisaria mais do nosso suporte”.