Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca das alterações oculomotoras (baixa acuidade visual, visão monocular, estrabismos, nistagmos, entre outros) mais frequentes no grupo infantil, assim como a interferência destas no desenvolvimento neuropsicomotor e nos processos de aprendizagem.
Esse curso teórico-prático é voltado à formação em avaliação e intervenção precoce de bebês, especialmente com risco de desenvolvimento, desenvolvimento em atraso e/ou atípico.
Aprimorar o conhecimento da Avaliação do desenvolvimento motor da criança de risco; Facilitar a identificação dos sintomas motores mais comuns nas doenças neurológicas na criança; Promover o interesse investigativo na avaliação para a definição dos objetivos e das condutas adequadas a cada paciente.
Promover aos terapeutas o conhecimento e utilização na prática clínica do instrumento de avaliação GMFM e do sistema de classificação GMFCS, com o intuito de auxiliar o acompanhamento clínico dos pacientes atendidos por esses profissionais.
O curso inclui informações teóricas, laboratórios de movimento no qual os participantes praticam a resolução de problemas e a aplicação de estratégias de intervenção, demonstrações de tratamento por instrutores e prática clínica orientada na qual os participantes atendem uma variedade de pacientes.
O curso visa o aprimoramento do conhecimento da Avaliação do desenvolvimento global da criança de risco; promover o interesse investigativo na avaliação e planejamento de um programa de intervenção precoce para cada família, além de correlacionar teoria e prática.