Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca das alterações oculomotoras (baixa acuidade visual, visão monocular, estrabismos, nistagmos, entre outros) mais frequentes no grupo infantil, assim como a interferência destas no desenvolvimento neuropsicomotor e nos processos de aprendizagem.
Esse curso teórico-prático é voltado à formação em avaliação e intervenção precoce de bebês, especialmente com risco de desenvolvimento, desenvolvimento em atraso e/ou atípico.
Aprimorar o conhecimento da Avaliação do desenvolvimento motor da criança de risco; Facilitar a identificação dos sintomas motores mais comuns nas doenças neurológicas na criança; Promover o interesse investigativo na avaliação para a definição dos objetivos e das condutas adequadas a cada paciente.
Promover aos terapeutas o conhecimento e utilização na prática clínica do instrumento de avaliação GMFM e do sistema de classificação GMFCS, com o intuito de auxiliar o acompanhamento clínico dos pacientes atendidos por esses profissionais.
Instrumentalizar Terapeutas Ocupacionais que trabalham com crianças diagnosticadas no transtorno do espectro autista com estratégias nos componentes de habilidades de cada atividade de vida diária, assim como ferramentas para o treino em ambiente protegido (consultório e clínicas) e também a transferência destas aprendizagens para escola e casa orientando cuidadores, professores e familiares de como utilizar e potencializar a independência e autonomia de crianças e adolescente com Transtorno do Espectro Autista.
O curso inclui informações teóricas, laboratórios de movimento no qual os participantes praticam a resolução de problemas e a aplicação de estratégias de intervenção, demonstrações de tratamento por instrutores e prática clínica orientada na qual os participantes atendem uma variedade de pacientes.
O objetivo deste curso é promover habilidades avançadas tanto no raciocínio clínico quanto nas práticas em Integração Sensorial para os profissionais da Terapia Ocupacional que atuam com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
O objetivo deste curso é promover habilidades avançadas tanto no raciocínio clínico quanto nas práticas em Integração Sensorial para os profissionais da Terapia Ocupacional que atuam com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
O curso visa o aprimoramento do conhecimento da Avaliação do desenvolvimento global da criança de risco; promover o interesse investigativo na avaliação e planejamento de um programa de intervenção precoce para cada família, além de correlacionar teoria e prática.