Estudos recentes têm destacado a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, inclusive no âmbito da aprendizagem. Isso porque, pelo seu caráter lúdico, a brincadeira permite uma liberdade de ações atrelada à imaginação, ao mesmo tempo em que também auxilia no processo de assimilação de regras e papéis sociais. Em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atividade também se mostra uma grande aliada para o desenvolvimento infantil. Confira no artigo!
Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em ABA e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e atrasos no desenvolvimento! A especialização é uma parceria entre o Instituto Singular, a Inclusão Eficiente e a Faculdade Iguaçu e conta com coordenação da mestra Mayra Gaiato. As aulas acontecerão em formato 100% online e ao vivo, com previsão de início para Março de 2023. Vem saber mais!
Embora muito se tenha avançado nas últimas décadas em pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há uma grande lacuna na literatura científica sobre a incidência, prevalência e especificidades do transtorno em pessoas adultas e idosas. A falta de estudos na área torna ainda mais difícil que pessoas adultas com TEA tenham acesso ao diagnóstico e aos tratamentos adequados. Em muitos casos o diagnóstico em pessoas adultas ocorre após ao de um filho, ao serem reconhecidos padrões de desenvolvimento e sintomas do transtorno na própria trajetória dessas pessoas.
As estratégias do ImPACT são baseadas em um longo histórico de pesquisas em desenvolvimento infantil, contando, ainda, com muitas evidências que indicam que o programa ajuda não só crianças a desenvolverem habilidades, como também os pais a se sentirem mais confiantes em atender às necessidades de seus filhos.
Uma das principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o prejuízo na habilidade de comunicação e, consequentemente, de interação social. Estudos apontam que, em comparação com crianças com desenvolvimento típico, crianças com TEA apresentam atraso na aquisição das primeiras palavras.