Estudos recentes têm destacado a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, inclusive no âmbito da aprendizagem. Isso porque, pelo seu caráter lúdico, a brincadeira permite uma liberdade de ações atrelada à imaginação, ao mesmo tempo em que também auxilia no processo de assimilação de regras e papéis sociais. Em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atividade também se mostra uma grande aliada para o desenvolvimento infantil. Confira no artigo!
Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em ABA e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e atrasos no desenvolvimento! A especialização é uma parceria entre o Instituto Singular, a Inclusão Eficiente e a Faculdade Iguaçu e conta com coordenação da mestra Mayra Gaiato. As aulas acontecerão em formato 100% online e ao vivo, com previsão de início para Março de 2023. Vem saber mais!
Comemorado no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. Em razão da data, convidamos a coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Dra. Renata Flores Tibyriçá, para refletir sobre os avanços e as barreiras ainda existentes quando se fala em inclusão escolar de pessoas com deficiência.
Você sabia que já é possível perceber sinais do espectro autista em bebês a partir dos primeiros 12 meses de vida? E como eles não estão relacionados a alterações físicas, é preciso certa atenção especial para notá-los… Eles aparecem por meio de dificuldades para se comunicar, para reagir a certos estímulos do dia a dia, para interagir e brincar com outros bebês, ou mesmo pela ausência de resposta quando são chamados.
A negligência da saúde da mulher com e sem deficiência
Direitos e cotas foram concedidos às pessoas com deficiência. Mas a acessibilidade é garantida?