O objetivo do curso é instrumentalizar Terapeutas Ocupacionais que trabalham com crianças diagnosticadas no Transtorno do Espectro Autista com estratégias nos componentes de habilidades de cada atividade de vida diária, assim como ferramentas para o treino em ambiente protegido.
Neste curso, você irá conhecer os conceitos fundamentais da psicomotricidade para a Avaliação, Diagnóstico e Perfil Psicomotor e sua contribuição para a intervenção nas dificuldades de aprendizagem.
O ADOS-2 é uma das mais importantes ferramentas de diagnóstico utilizadas hoje no mundo para diagnosticar Transtornos do Espectro Autista e síndromes relacionadas.
Torne-se um terapeuta habilitado no programa Therapeutic Listening®, uma intervenção baseada em sons inserida em uma perspectiva de integração dos sistemas sensoriais. Este programa capacita a usar habilidades de raciocínio clínico para intervenções com o programa Therapeutic Listening®.
O curso visa apresentar o protocolo ABLLS-R e o protocolo AFLS que sistematizam uma avaliação formal de um grande conjunto destas habilidades conceituais e funcionais, abarcando a descrição destas, bem como a compreensão de como utilizar o protocolo na avaliação de um indivíduo.
O curso irá abordar a Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e sua nova versão eletrônica (PEDI-CAT), fornecendo uma descrição detalhada do desempenho funcional do paciente, documentando suas mudanças longitudinais em três áreas funcionais: autocuidado, mobilidade e função social.
O curso irá abordar a teoria, avaliação e princípios de intervenção da integração sensorial, auxiliando o profissional terapeuta ocupacional a aprimorar seu raciocínio clínico, aprendendo a realizar avaliação e intervenção adequada aos pacientes que apresentam alguma disfunção sensorial.
O curso pretende apresentar a compreensão das Habilidades Sociais na Perspectiva da Análise do Comportamento, bem como, os passos de um processo de avaliação e intervenção em casos de TEA e Desenvolvimento Atípico.
Neste curso, serão apresentadas as características gerais da VB-MAPP, seus componentes e metodologias de avaliação. Além disso, o cursista vai compreender as contingências dos principais repertórios avaliados e testar a aplicação de alguns destes repertórios.
O curso visa apresentar as relações entre neurociência e desenvolvimento na infância, uma das mais importantes etapas do ciclo de vida humano.
O ADI-R é uma entrevista abrangente que coleta informações sobre comportamentos relevantes para o diagnóstico de autismo. O ADI-R fornece resultados que podem ser usados para apoiar um diagnóstico de autismo e/ou para identificar as necessidades clínicas de um indivíduo.
Este curso irá abordar conhecimentos sobre a teoria da Integração Sensorial de Ayres e a Perspectiva de Micromovimento (Torres), apresentando a conexão entre a integração sensorial e a práxis no Transtorno do Espectro Autista, além de descrever questões sobre o planejamento e respostas motoras.
Na intervenção junto a crianças com desenvolvimento atípico, um dos aspectos mais relevantes a serem investigados e desenvolvidos diz respeito à linguagem destes indivíduos. Dentro da Análise do Comportamento (ABA), estamos falando do desenvolvimento do repertório conhecido como comportamento verbal
Aprenda a compreender, aplicar e integrar os principais instrumentos de avaliação infantil utilizados na Terapia Ocupacional, associando-os ao documento da AOTA “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo”.