Conhecer estratégias de observação, avaliação e intervenção em flexibilidade cognitiva e comportamental no TEA.
Aprenda sobre as funções executivas no contexto do espectro autista, compreendendo os processos cognitivos e como elaborar estratégias de intervenção personalizadas e eficazes para este público.
Apresentar estratégias de intervenção para auxiliar no processo de desfralde de crianças com TEA, capacitando o profissional a compreender os processos fisiológicos, comportamentais e sensoriais que podem interferir neste processo.
Nesse curso, 3 manuais dedicados à avaliação e intervenção em habilidades sociais no contexto de intervenção ABA são apresentados.
Apresentar o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) em suas versões de avaliação e rastreio, abordando a aplicação, correção, interpretação e utilização clínica.
Capacitar profissionais acerca do conceito, usabilidade e aplicabilidade da Realidade Virtual (RV) na reabilitação de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Este curso tem como objetivo apresentar o Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista, para fins de administração do instrumento.
Oferecer recursos de raciocínio clínico para Terapeutas das mais diversas formações entendam a utilização do brincar como estratégia terapêutica para suas especialidades de formação.
Desenvolvimento do Comportamento Alimentar; Questões Sensoriais da Alimentação; TEA x Transtorno do Processamento Sensorial; Classificações da Seletividade Alimentar; Avaliação e Estruturação de Entrevista; Alimentação e Família; Intervenção Interdisciplinar em Seletividade Alimentar em TEA.
A Entrevista Baseada em Rotinas desenvolvida pelo Dr. Robin McWilliam é uma entrevista semiestruturada sobre a vida cotidiana da Família, com foco no envolvimento, independência e relações sociais da criança.
Este curso irá abordar os temas: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) - definição, sintomas e critérios de diagnóstico; TDC em Autismo - perfil, apresentação, avaliação e intervenção; e quais as pesquisas recentes ligadas ao TDC e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Programas de instrução/treinamento para pais e profissionais que atendem crianças com TEA e atrasos relacionados à comunicação social. Ensina estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação, imitação e brincadeiras durante as rotinas e atividades diárias.
Apresentar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e as perspectivas de uso em ambiente escolar a partir da aplicação de instrumento elaborado para avaliação e acompanhamento de alunos público-alvo da educação inclusiva.
O curso irá introduzir conceitos teóricos básicos sobre o sono na infância, abordar problemas no sono comuns em crianças com deficiência e apresentar evidências científicas sobre como a má qualidade de sono pode afetar a saúde.
Neste curso, você irá aprender sobre os princípios, estratégias e base de evidências que apoiam as intervenções comportamentais de desenvolvimento naturalista.
O curso irá auxiliar profissionais da educação a identificar alterações do desenvolvimento de crianças 0 a 5 anos, que frequentam a educação infantil; desenvolver o raciocínio dos profissionais para elaboração de estratégias para potencializar o desenvolvimento da criança na educação infantil.
Temática: atuação em adultos com autismo nível I de suporte, onde serão apresentadas questões comuns surgidas no contexto familiar e social. Além disso, serão discutidas as características do diagnóstico e os recursos frequentemente associados para intervenção de maneira ampla e interdisciplinar.
Os participantes obterão uma compreensão prática da história, do propósito e dos objetivos da intervenção JASPER. O SPACE tem por objetivo fornecer conhecimento sobre uma ferramenta apoiada por pesquisas para auxiliar na avaliação e monitoramento das habilidades das crianças em denvolvimento.
O curso visa abordar os aspectos cruciais da alimentação nos primeiros 1001 dias do bebê, desde o estágio gestacional até os 24 meses de idade. Explorando o desenvolvimento sensorial e motor, destacando a importância da nutrição adequada e da alimentação complementar.
Neste curso, você vai compreender o papel dos medicamentos no tratamento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
O curso tem como objetivo, conceituar e explanar os fundamentos neurológicos das estereotipias e movimentos repetitivos em crianças e adolescentes com TEA, suas implicações e os processos de intervenção em uma perspectiva multidisciplinar
Identificação precoce do autismo: treinamento no RITA-T (teste de triagem rápida e interativa para autismo em crianças) com a criação de uma triagem de autismo de dois níveis em sua clínica/programa.
Conteúdo programático: Por que fazer avaliação cognitiva em pessoas com TEA; As características cognitivas mais observadas nas pessoas com TEA Os alcances e as limitações dos testes verbais; As vantagens dos testes não-verbais; Os perfis nos testes não-verbais de pessoas com TEA;